Saiba como usar o e-mail marketing para engajar o consumidor | All iN

Saiba como usar o e-mail marketing para engajar o consumidor

O engajamento significa a interação e o envolvimento do público com uma marca. Por isso, ele é uma das métricas mais importantes do marketing digital, já que sinaliza o interesse dos potenciais clientes. Isto é, quanto maior é a participação dos visitantes e o cuidado da empresa em desenhar uma estratégia de relacionamento eficaz, maior é a capacidade de gerar novas vendas para a marca.

É necessário dizer que tal métrica não se resume, apenas, em compartilhamentos, curtidas ou comentários nas redes sociais. O simples fato de o visitante baixar um arquivo do site, assinar a newsletter ou preencher um cadastro já influencia nos resultados. E até a taxa de rejeição (percentual de pessoas que abandonam o site logo que entram, sem navegar por outras páginas) pode ser diminuída quando iniciamos ações que promovem o engajamento.

Nesse sentido, o e-mail marketing é uma ferramenta eficaz para gerar o envolvimento do público e transformar o cliente em um seguidor fiel da sua empresa. Ao contrário do que alguns possam pensar — que o e-mail é um formato de contato ultrapassado — é interessante reforçar a validade desse canal de comunicação nas investidas de aproximação com o público qualificado.

Nos próximos anos, por exemplo, a tendência de que o número de usuários de e-mail cresça ainda mais saltando de 2,5 bilhões para 2,9 bilhões de adeptos no mundo todo. Por isso, a proposta de manter uma comunicação direta com o consumidor por e-mail ganha ainda mais força. Através desse canal conseguimos identificar diferentes níveis de engajamento através de métricas como:

  • Taxa de abertura: Quantidade de pessoas que abriram sua mensagem;
  • Taxa de cliques: Quantidade de pessoas que clicaram em determinado link na sua mensagem e qual link foi o mais clicado;
  • Marcar como spam: é o tipo de comportamento que revela a indiferença do receptor;

Ao longo desse artigo vamos mostrar a importância do e-mail marketing como ferramenta relevante para gerar engajamento. Vamos lá?

Envie e-mail marketing apenas para interessados

Enviar e-mails para todos os públicos não é uma medida estratégica. No mínimo, demonstra desespero ou falta de conhecimento. O mais indicado é direcionar as mensagens apenas para aqueles que já mostraram interesse no assunto ou na sua empresa e, dessa forma, se conectar com leads qualificados (contatos com potencial de compra) e ter mais chance de desenvolver um relacionamento.

Avalie o comportamento dos usuários antes de enviar qualquer conteúdo. Priorize, por exemplo, o envio para as pessoas que se inscreveram para receber novidades, afinal, elas já te deram abertura para construir um diálogo.

Além disso, reforce o contato com a lista de interessados por meio de conteúdo relevante para seu público, sem aumentar a frequência de envios. Essa atitude favorece o ROI (Retorno sobre o Investimento), aumenta o retorno e gera economia com o custo variável de envios.

Segmente a lista de contatos

Ainda que os leads sejam qualificados, os interesses de cada pessoa devem ser levados em conta. A segmentação da sua lista é muito importante, pois ela possibilita que você envie mensagens mais assertivas. Então, separe sua lista de contatos em subgrupos de acordo com as expectativas que as pessoas demonstraram ao assinar a newsletter. Além disso, mantenha o processo de avaliação de comportamento, acompanhamento de relatórios e mensuração dos resultados.

Procure otimizar ao máximo os processos, a fim de ganhar tempo. Nesse caso, utilize e-mails automáticos focados em ações pontuais como abandono de carrinhos ou aniversários.

Perceba que o planejamento com foco na interação ajuda, consideravelmente, o cross-sell (técnica que estimula o cliente a levar produtos complementares, além dos itens da compra inicial) e também melhora a taxa de entregabilidade (percentual de pessoas que recebem o e-mail). Ou seja, se o cliente está interessado em um smartphone, ofereça também um fone de ouvido, uma película ou uma capinha de proteção.

Escolha templates apropriados

Agora que você já sabe com quem vai falar, é hora de definir o template. No mercado há opções prontas e isso ajuda a reduzir o seu trabalho.

Ferramentas com o a All iN Marketing Cloud, por exemplo, são excelentes para desempenhar esse papel. Nesse caso, baseie sua escolha pela simplicidade e funcionalidade, afinal, menos é mais.

Foque em um layout responsivo, a fim de não dificultar a leitura daqueles que utilizam outros dispositivos como smartphones. Também é necessário considerar algumas regras de formatação, que deixam a mensagem mais clara:

  • hierarquia visual: procure intercalar o texto com bullet points (jeito estratégico de resumir a informação), pois isso otimiza o tempo e melhora o fluxo de leitura;
  • tipo de fonte: utilize formatos adequados à sua marca. Por exemplo, a Times New Roman passa certa seriedade, ao passo que a Comic Sans transmite a ideia de um diálogo mais descontraído;
  • qualidade é mais importante do que quantidade: valorize o texto simples e objetivo.

Disponibilize conteúdo relevante

Despertar o interesse do consumidor é um desafio constante para o empreendedor, principalmente quando o volume de informação que circula na internet só cresce. Por isso, é preciso mais do que um banner para chamar a atenção.

Hoje em dia, o conteúdo de qualidade é o principal aliado de quem busca se posicionar como autoridade em um assunto, como deve ser o caso da sua empresa. Informações relevantes conseguem atrair e fidelizar clientes de acordo as etapas do funil de vendas.

Por isso, criar expectativa no leitor é o jeito mais eficaz de conseguir estabelecer o primeiro contato. Isto é, elabore textos sobre assuntos impossíveis de ignorar, invista em títulos atraentes e, logo na introdução, mostre os benefícios da leitura em poucas palavras.

Produza um CTA motivador

Ao enviar um e-mail marketing, aponte o objetivo específico do contato, seja ele a disponibilização de um material gratuito, venda de algum produto ou informação de acesso para o site.

Entenda que a Chamada para Ação ou Call to Action (CTA) é muito importante para o desenrolar da campanha. Afinal, é a forma que temos de conduzir o leitor até à conversão.

A estratégia do e-mail marketing funciona muito bem quando falamos de engajamento, porque, na maior parte das vezes, é o usuário que autoriza o envio. Ou seja, isso aumenta a sua chance de relacionamento com o cliente. Portanto, é a tática ideal para quem busca vantagem competitiva.

Quer ficar por dentro de outros assuntos interessantes? Então, continue acompanhando nosso blog e descobrindo mais sobre o Marketing Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *