Saiba como elaborar uma estratégia de marketing de relacionamento - All iN

Saiba como elaborar uma estratégia de marketing de relacionamento

Manter-se em contato com o cliente é uma preocupação estratégica para qualquer empresa, independente de seu tamanho. Isso porque qualquer negócio pode ficar obsoleto do dia para a noite diante da velocidade com que novas tecnologias estão sendo criadas. Assim, o marketing de relacionamento é uma poderosa ferramenta para fidelizar consumidores e transformar clientes em fãs. Colocar em prática essa estratégia envolve realizar qualquer ação cujo objetivo seja aproximar os clientes da empresa. Criar conteúdo relevante, personalizar a forma como a companhia se comunica com seu público e tornar mais humana a interface com as pessoas são apenas algumas das iniciativas que podem ser adotadas.

Implementar essas ações torna mais fácil entender como cativar também potenciais clientes. Isso porque uma empresa cujo objetivo é transformar clientes em fãs precisa dedicar mais tempo e energia a entender o perfil de seus consumidores. Porém, com base nessas informações, prospectar novos clientes torna-se uma tarefa mais simples.

Veja a seguir como utilizar alguns princípios do marketing de relacionamento em seu dia a dia. Fazer esse esforço permitirá elaborar uma estratégia mais efetiva para sua empresa se comunicar com o público de maneira eficiente e cativar ainda mais clientes em potencial.

Tenha KPIs bem definidos para o seu negócio

Coloque na mesa tudo o que sua empresa pretende alcançar, sempre de acordo com os objetivos e valores definidos em sua fundação. É importante criar objetivos não só de longo prazo, mas também para períodos mais curtos, como para um trimestre ou para mês.

Use esses objetivos para definir suas metas. Elas são a parte prática de seus objetivos globais e devem transmitidos de forma clara a seus colaboradores. Fazer esse exercício torna mais fácil tanto elaborar quanto monitorar estratégias para o crescimento do seu negócio.

Personalize a comunicação criando valor para o seu público

Pense em seus objetivos globais para criar uma forma de se comunicar com seu cliente. Isso tornará mais transparente a interação entre a sua empresa e clientes ou consumidores em potencial.

Além disso, também é uma oportunidade de transmitir naturalmente o valor daquele produto ou serviço para o seu público. Por exemplo, alguns clientes são mais sensíveis a preço, outros preferem ter um produto exclusivo ou um atendimento personalizado. Isso, define o nível de fidelidade que ele vai ter com a sua marca, conforme explicamos em um post anterior.

O atendimento, aliás, é dos pontos de contato mais importantes entre sua empresa e os clientes e é onde esses valores mais devem transparecer. Invista em treinamentos periódicos das equipes de vendas e de suporte e aposte no atendimento consultivo, de modo a estabelecer uma relação de confiança com seus clientes.

O e-mail não morreu! Use-o

Se você pensa que, para vendas, o e-mail é uma ferramenta do passado, saiba que outras empresas já o estão utilizando como principal interface com seus clientes. Justamente por ser mais difícil capturar a atenção das pessoas hoje em dia, um e-mail personalizado bem redigido pode ser mais eficiente do que uma postagem em uma rede social, por exemplo. Tudo depende de uma mensagem bem redigida e transmitida de forma clara para o seu público.

Para isso, segmente bem sua base de clientes, dividindo-as em clientes com grau de fidelidade maior e menor. Para chegar a essa análise, você pode monitorar o número de vezes que ele interagiu com sua marca, abriu seu e-mail ou fez uma compra na sua loja. Isso o ajudará a classificá-lo como mais fiéis ou menos fiéis.

Insista, mas cuidado com os exageros

Ser persistente é um dos lemas de quem quer colocar uma ideia em prática. Mas ser impertinente é a maneira mais fácil de fazer as pessoas rejeitarem essa ideia. Por isso, use o bom senso ao criar uma estratégia para abordar seus clientes ou consumidores em potencial.

Discuta sempre com os responsáveis diretos pelo contato com o público qual é a melhor alternativa de abordagem e crie formas de apenas relembrar essas pessoas de que você está à disposição, mas não insista além do limite: lotar as caixas de e-mails de seus clientes vai fazer apenas que um grande número deles marque suas mensagens como spam.

Quando falamos de marketing de relacionamento, também é preciso entender que alguns clientes simplesmente não vão querer falar com sua marca. E tudo bem! O importante é mapear isso e focar esforços e investimentos em clientes altamente rentáveis que podem aumentar suas vendas.

Nunca deixe as pessoas sem resposta

Dedique um momento do dia ou da semana para responder e-mails e comentários em blogs e redes sociais a respeito de sua empresa. Se necessário, tenha um colaborador dedicado a essa atividade. Busque também ser rápido em suas respostas para evitar que qualquer ruído na comunicação se transforme em um grande problema. Seja sempre cordial e aproveite as críticas para melhorar os processos de sua empresa.

Ouça ativamente o que seus colaboradores e os próprios clientes têm a dizer. Boas ideias podem surgir dessa iniciativa e podem ser muito mais efetivas do que um processo implementado de cima para baixo em sua empresa.

Busque uma ferramenta de CRM eficiente

Essa pode ser uma tarefa que custará um pouco mais na implementação de sua estratégia de marketing de relacionamento. Até existem ferramentas com um custo um pouco mais baixo, porém não são capazes de dar conta de cada etapa da estratégia de marketing de relacionamento.

Uma dessas ferramentas pode ser interessante para a elaboração e o disparo do e-mail marketing, por exemplo, mas pode não ser tão eficiente para visualizar os dados de desempenho de cada campanha. Outra pode ser interessante para a criação de uma newsletter semanal para os conteúdos que a empresa produz, mas geralmente não oferece muitos recursos para gerenciar informações sobre a base de clientes.

Por isso, é importante ter uma ferramenta de CRM que integre com uma boa ferramenta de e-mail marketing e permita a visualização otimizada dos dados fundamentais para os seus negócios. Dessa forma, você garante que estará usando os melhores recursos oferecidos para sua necessidade.

Crie iniciativas para reforçar essa cultura dentro da empresa

Não basta ter uma estratégia bem definida de marketing de relacionamento apenas para o público externo. Se a cultura da empresa não for permeada por esses conceitos, em algum momento haverá reflexos disso na relação com os demais públicos com os quais ela se comunica.

Por isso, é importante reforçar o relacionamento também com colaboradores, de modo que os princípios de sua estratégia sejam transmitidos naturalmente em cada tarefa do dia a dia da companhia. Dessa forma, se tornará natural colocar em prática cada um desses conceitos.

Gostou das dicas sobre como implementar uma estratégia de marketing de relacionamento em sua empresa? Compartilhe e discuta essas dicas com seus contatos nas redes sociais!

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