Como criar programa de fidelidade utilizando a segmentação

Como criar programa de fidelidade utilizando a segmentação?

Quem faz disparo de e-mail marketing, possui cadastro em diversas empresas concorrentes ou de diversos segmentos, para ver o que está rolando no mercado. Na estratégia de e-mails e templates. Mas o que não fica visível na análise, mesmo que você seja considerado o usuário ativo para as réguas de e-mail, é o programa de fidelidade das marcas.

Os programas de fidelidade têm como foco mostrar para os clientes que eles são especiais por serem fiéis à marca e, em troca, os mesmos ganham vantagens perante o restante dos clientes “normais”.

No texto de hoje vamos falar sobre como criar um programa de fidelidade da sua marca e engajar os seus clientes usando a segmentação de base e de comportamento dos seus clientes no e-commerce. Confira!

Criando um programa de fidelidade

O primeiro passo para criar um programa de fidelidade é observar o seu modelo de negócio. Se a sua loja vende apenas sofás talvez seja mais complicado criar um, pois estes itens não são comprados com recorrência menor do que 4 ou 5 anos. Mas se por exemplo, sua loja vende sofás, almofadas e itens de decoração diversos, existe a possibilidade de fidelizar o cliente oferecendo vantagens nos itens que podem ser comprados com maior frequência.

Após entender esse primeiro momento sobre a frequência de compra dos itens da sua loja e a confirmação de que faz sentido você começar um programa de fidelidade, defina o que será o validador para saber se um cliente se enquadra no programa ou não.

Ele pode apenas se inscrever e participar do programa de fidelidade por querer, ou entrar no programa por ser um cliente que compra com frequência. Além disso, ele pode ser também um cliente com ticket médio elevado ou um cliente ativo nas suas campanhas. Veja qual validador será utilizado para o seu clube de fidelidade e não se esqueça de equilibrar a quantidade de membros, com o que você dará em retorno para os clientes.

Mas afinal, qual será a recompensa dos clientes que participarem do programa de fidelidade? Veja aqui algumas sugestões que são muito utilizadas nesse tipo de ação:

– Descontos;

– Sistema de pontos para troca de brindes ou vantagens;

– Vantagem no lançamento de produtos;

– Produtos personalizados;

– Brindes;

– Frete grátis ou com desconto.

Dados para achar clientes mais fiéis

Independente da forma de cadastro dos clientes no programa de fidelidade, seja por valor/frequência de compra, seja ele aberto a quem quiser participar, divulgue essa novidade na sua base, em campanha que falem apenas para falar sobre isso ou de forma discreta em banners nos seus envios “normais”.

Dessa forma você incentiva os clientes que ainda não estão nessa fase a entrarem no sistema, comprando mais ou apenas demonstrando interesse no tema.

Como valorizar os clientes usando dados

Após começar o programa de fidelidade, mostre para os seus clientes que eles são importantes e por isso estão nessa ação.

Dados valem mais do que mil palavras! Então, aproveite os dados que as segmentações e o histórico do seu cliente podem te dar e mostre que eles são importantes com números que evidenciam a interação deles com a sua marca. Esses dados ainda podem ser utilizados para definir quem entra ou não no sistema de fidelidade.

Uma ferramenta que o ajudará a criar grupos conforme a interação deles com as suas campanhas ou compras já realizadas no e-commerce é o segmentador, com ele é possível fazer listas de contato conforme diversas interações nos envios e na loja virtual.

Por exemplo, enviar uma campanha falando que o seu cliente foi um dos 30 clientes gold do último semestre, pois ele comprou mais do que 3 vezes, acima de 300 reais por compra e por isso ele pode participar do programa de fidelidade e ter vantagens específicas.

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Caso você não tenha informações tão específicas para criar conteúdo para os seus clientes, valorize informações mais gerais, como fizemos nessa segmentação abaixo.

Todos os clientes que abriram, todas as campanhas , tanto em desktop quanto em mobile, no último mês, mais do que 5 vezes. Claro que você pode adaptar esses dados conforme a frequência de disparo e interação das suas bases.

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E aí a sua imaginação e a infinidade de segmentações é quem comanda! Conforme a estratégia escolhida, você pode, se esse for o sistema escolhido -, mandar a pontuação desses clientes dentro do sistema de pontos, mostrar desde quando ele é cliente, quantas campanhas ele abriu, quantos reais ele economizou dependendo do histórico dele em compras e assim por diante.

Com o segmentador fica ainda mais fácil fazer essas seleções conforme os dados que você tem na sua base e de interação dos clientes no e-commerce (para quem possui o Remarketing ou uma plataforma que mapeie o comportamento do cliente no e-commerce).

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