O que é workflow e como ele atua no E-mail Marketing? - All iN

O que é workflow e como ele atua no E-mail Marketing?

Automatizar processos é fundamental e extremamente necessário para todos os tipos de empresa atualmente, não é mesmo? Essa ação colabora para que as equipes e os diferentes setores se organizem e sigam um raciocínio em comum, de acordo com o fluxo discutido e implementado a partir das estratégias da empresa.

 

Para isso, você deve saber o que é workflow!

 

O intuito do workflow é facilitar as etapas de algum processo específico e isso pode acontecer da forma em que for mais conveniente para os envolvidos. Por conta disso, o planejamento é muito importante.

 

A partir de um organização estratégica, gera-se um consenso a ser seguido de forma simples, completa e que gere bons resultados, mesmo que seja preciso alguns testes para avaliar qual a melhor forma de adotá-lo.

 

Quando falamos em Marketing Digital, saber o que é workflow é ainda mais indicado, pois, normalmente, os projetos têm muitas etapas, além de várias pessoas e áreas envolvidas. Esse grande número de pessoas pode gerar uma urgência de controle e organização para evitar possíveis erros e perdas durante as fases que são necessárias para a evolução do trabalho.

 

Tendo em vista esses fatores, ter um fluxo a seguir é extremamente importante se você deseja automatizar e otimizar seu cotidiano, além, é claro, de ter bons resultados.

 

Pensando nisso, no artigo abaixo abordamos as principais informações para que você compreenda o que é workflow e como é possível implementá-lo no seu trabalho ou na área em que atua. Acompanhe!

Mas afinal, o que quer dizer o termo workflow?

 

homem apresentando para a sua equipe uma forma de workflow
                 Saber o que é workflow pode ser essencial para as suas estratégias!

Workflow é um termo em inglês que, quando traduzido significa, literalmente, fluxo de trabalho; ou seja, uma ferramenta para automação de processos, informações e documentos, que atua para que o projeto siga um trajeto lógico em suas fases, seja entre um pequeno grupo ou diferentes áreas da empresa, promovendo fluidez, organização e, consequentemente, melhores resultados.

 

No entanto, para entender o que é workflow é importante que você saiba que gerenciar processos vai muito além de seguir um roteiro, é preciso acompanhar uma cadeia de tarefas sequenciais, algo regular que envolve mapeamento de informações, uma boa comunicação interna e excelente gestão para que os resultados sejam correspondentes com a otimização que procura-se.

Mas como isso funcionaria?

Pense o seguinte: quando você está inserido em um fluxo de trabalho e já sabe quais etapas deve seguir e respeitar, consegue observar e entender as particularidades que o seu projeto tem, analisando atentamente cada fase e adequando-as de acordo com as eventuais necessidades, não é mesmo? Esse é o processo de workflow.

Workflow no E-mail Marketing: como utilizar?

 

É verdade que o workflow é extremamente utilizável nos processos de Marketing Digital, desde os processos de Marketing de Conteúdo até  o relacionamento da empresa com seus clientes, através do E-mail Marketing.

 

Aderir a um bom fluxo de trabalho é sempre considerado uma boa prática, além de ser visto com bons olhos – devido a organização, redução de custos e otimização que gera bons resultados aos clientes e empresas.

O workflow no E-mail Marketing pode ser feito já na hora do cadastro de uma pessoa no site. Com ele, você pode criar uma jornada completa para o cliente logo no início do contrato e ir direcionando esse lead para uma determinada ação.Você consegue programar um “relacionamento mais próximo” com o cliente logo de início, deixando toda uma comunicação pré-definida durante todo o seu caminho. 

Agora que você já compreendeu o que é o workflow e como ele pode ser útil para sua empresa, que tal entender como aderi-lo na sua estratégia de E-mail Marketing, por exemplo?

Vantagens do workflow no E-mail Marketing

homem anotando informações relevantes sobre workflow
                  Compreenda o que é workflow e trabalhe com melhores resultados sempre.

 

Você já deve ter percebido que a prática de workflow pode proporcionar ótimas impressões não só para a sua equipe, mas também para os seus clientes e para sua própria produtividade, certo?

 

Comece a pensar em como aderir um bom fluxo de trabalho ajudaria em seus processos, já que criar essa boa impressão é essencial logo no momento que o usuário se cadastra no seu site.

Quando falamos de workflow, enquanto um termo e ações específicas, contamos com diversos benefícios que prometem melhorar a sua experiência com o usuário, além de proporcionar mais assertividade para converter os seus clientes.

Por isso, confira abaixo as principais vantagens de aderir a um fluxo de trabalho bem estruturado e comece a automação e otimização dos seus processos da sua empresa:

Fluidez

Processos bem definidos, fases respeitadas e, consequentemente, menos gargalos. Quando você tem um fluxo de trabalho estabelecido, você só se preocupa com o que importa: seu cliente. Todos os processos internos já terão um trajeto fluído a seguir.

Agilidade

Nada de ficar atrasando o resultado por causa de diversas alterações, erros e falta de processos. O workflow está definido, é só segui-lo de acordo com o que planejou e colher os bons resultados posteriormente.

Aumento de produtividade

Menos tempo com alterações, erros e gargalos, inevitavelmente aumentará a sua produção e de sua equipe, fazendo com que o tempo seja melhor utilizado conhecendo seus clientes, analisando resultados obtidos através de relatórios ou até mesmo pensando em opções ainda mais inovadoras para alavancar o seu negócio.

Diminuição nos gastos

Se aumentou a produtividade, diminuiu os erros e está sendo cada vez mais assertivo com os seus clientes, consequentemente os seus custos baixaram, certo? Que tal aproveitar essa vantagem e investir em novas tecnologias ou proporcionar algo para a equipe? Não esqueça que uma equipe motivada e com os recursos necessários produz com mais qualidade.

Foco no cliente

Você não perderá mais tempo estabelecendo um processo diferente em cada projeto ou em cada dia, seu workflow já está definido e você terá todo o tempo que antes era desperdiçado com processos burocráticos para pensar no ponto principal de todo o trabalho: o seu cliente.

Hora de observar o comportamento, interesses e hábitos de consumo da sua equipe, talvez você encontre ainda mais indícios para aperfeiçoar seu fluxo de trabalho, melhorar seu relacionamento e aumentar as conversões.

Agora que você já sabe o que é workflow e como utilizá-lo em suas estratégias de E-mail Marketing, é hora de adquiri-lo! Não deixe para amanhã a praticidade que você pode obter ao implementar processos mais simples e completos, os custos que você pode reduzir e o sucesso que você pode alcançar hoje.

Workflow Transacional: o produto da All iN

 

Quando falamos de estratégias de E-mail Marketing, estamos falando também de produtos que estão à sua disposição para melhorar os seus resultados. Esse é o caso do Workflow Transacional da All iN. 

Com esse produto, você pode utilizar o workflow em e-mails transacionais e também em formulários de Landing Pages, além de outros processos.

Nós sabemos que nem sempre é possível ter um especialista em marketing dedicado inteiramente a otimizar processos ou, por mais que esse especialista exista, muitas vezes falta tempo para a realização de todas as tarefas.

É por conta disso que nós disponibilizamos ótimos serviços para colaborar com a com relatórios e regras de relacionamento: tudo para proporcionar o melhor para sua empresa e seus clientes.

Utilizando o Workflow Transacional da All iN, é possível enviar mensagens de boas-vindas, informar aprovações de pagamento, atender solicitações de troca de senha, entre muitas outras ações que fazem a diferença o caminho do seu cliente. Além disso, é possível automatizar sua comunicação por diferentes canais: E-mail Marketing, SMS, Facebook e Notificação Push.

A jornada do seu cliente, então, é guiada e minuciosamente pensada para ser o mais assertiva possível de acordo com os interesses dos seus possíveis compradores, o que ajuda a melhorar os índices de relacionamento, entregabilidade, abertura e conversão, além de economizar tempo, equipe e recursos, já que o seu fluxo estará automatizado, muito mais organizado e fluído.

O Workflow (produto da All iN) tem diversos recursos:

  •     Filtros por variáveis: é possível segmentar as suas comunicações transacionais baseadas nos dados disponíveis da sua lista;
  • Performance: com workflow da All iN, você agiliza o envio das suas campanhas e melhora a sua performance;
  • Painel intuitivo: interface drag and drop que facilita muito as campanhas;
  • Filtros por cliques: é possível fazer a segmentação das suas campanhas baseado no clique dos seus usuários.

 

Para saber mais sobre as campanhas de E-mail Transacional da All iN, é só clicar aqui.

 

Daí em diante, as possibilidades de conversão serão muito maiores e você ainda poderá dar continuidade aos fluxos de nutrição até a conversão e, posteriormente, fidelização do seu mais novo cliente.

É imprescindível entender e observar que quando você faz uso de um bom produto, como os da All iN, isso chega ao cliente e aumenta as suas possibilidades, já que ele passa a dar mais credibilidade ao seu trabalho.

Se ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre o Workflow Transacional e seu funcionamento na plataforma da All iN, entre em contato com a gente, será um prazer otimizar a sua rotina!

Gostou do conteúdo sobre o que é workflow? Leia também sobre as vantagens de pensar em boas ferramentas de E-mail Marketing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *