O que colocar no assunto do e-mail das suas campanhas? - All iN

O que colocar no assunto do e-mail das suas campanhas?

O objetivo da linha de assunto de uma campanha de e-mail marketing é ser atrativo de tal modo que desperte no usuário a vontade de abrir aquela mensagem, mas para que isso aconteça, é preciso que ele convença o provedor de sua legitimidade, sabendo o que colocar no assunto do e-mail das suas campanhas.

Elaborar um subject que seja relevante requer testes e pesquisas estratégicas. Há pouco tempo, para garantir um bom assunto recomendávamos o cuidado na escolha das palavras, pois, bastava ser cauteloso com o uso dos termos que pudessem ser classificados como Spam.

Hoje, isso não é mais suficiente, uma vez que, o que importa de fato é a receptividade e o engajamento dos usuários em relação ao que está sendo entregue a eles. Portanto, confira neste artigo como adequar o que colocar no assunto do e-mail das suas campanhas e como as linhas de subject podem influenciar os seus resultados!

O que colocar no assunto do e-mail de campanhas?

Realizar testes de uma mesma campanha com linhas de assuntos diferentes é a melhor forma de observar o que desperta maior interesse em seus usuários. O método propõe o envio da mesma peça de e-mail marketing com assuntos diferentes para pequenas partes da sua lista, antes do envio definitivo.

Assim, com as métricas das respostas é possível avaliar qual assunto gerou mais impacto e utilizá-lo para o total restante de usuários. Além disso, testes como esse auxiliam na hora de criar aqueles assuntos que farão com que sua taxa de entregabilidade aumente cada vez mais e avaliar o que dá certo, ou não.

A seguir, separamos algumas dicas sobre o que colocar no assunto do e-mail para que você construa algo atrativo e melhore os resultados das suas campanhas. Veja:

1. Relevância

Entender as necessidades do seu público é fundamental para que o destinatário se identifique logo que cara com sua mensagem e perceba que ao abrir o e-mail ele vai encontrar aquilo que estava procurando.

Portanto, saber com quem você está falando e quais são as dores e expectativas da sua base, tornando sua linha de assunto e seu conteúdo relevantes, podem fazer diferença na hora de analisar seus resultados.

2. Objetividade

Assuntos curtos geralmente determinam uma maior taxa de abertura, o que sempre é bem visto pelos provedores. Um bom assunto é aquele que vai direto ao ponto, ou seja, que com poucas palavras consegue revelar o objetivo da sua ação.

O ideal em relação ao que colocar no assunto do e-mail é que este texto possua de 10 e 50 caracteres no máximo. Estudos realizados pela Return Path revelam que a taxa de abertura de e-mails com linhas de assunto com menos de 49 caracteres chega a ser 12,5% maior do que as com mais de 50 caracteres.

Desse modo, mantendo a linha de assunto objetiva, seus leads conseguem entender em pouco tempo a mensagem que você quer passar, evitando possíveis confusões.

3. Personalização

Essa é uma estratégia que mexe com a emoção das pessoas, pois, todo mundo gosta de se sentir único. Mas então, o que colocar no assunto do e-mail para garantir esse sentimento nos seus leads?

O chamar a pessoa pelo nome, logo no assunto, você consegue destaque na caixa de entrada, uma vez que, Despertando a identificação, você constrói uma conexão genuína com seu público.

Além disso, são nessas horas que você deve investir na sua criatividade ao invés de cair em uma fórmula padronizada de se referir a essas pessoas. Portanto, conheça seu público e entenda como atraí-lo de formas diferentes a partir da personalização.

4. Clareza

Nunca esconda de seus clientes quais são os seus objetivos e  induzi-lo a clicar em uma mensagem sem que ele perceba que aquilo é um anúncio ou campanha publicitária.

A pior coisa que tem é abrir um e-mail pensando que é uma coisa e, na verdade, ser outra. Se a pessoa acha que está recebendo uma mensagem pessoal importante que ela está esperando e, ao abrir se depara com uma propaganda de uma empresa, isso pode ser muito frustrante e a imagem da sua organização pode passar a ser associado aquele momento de decepção.

Então, pense duas vezes antes de escolher o que colocar no assunto do e-mail para não passar a mensagem errada sobre a sua empresa e os seus valores.

5. Caracteres especiais

No início do ano, mais um estudo apresentado pela Return Path, revelou que além de aumentar a taxa de entrega, as linhas de assunto personalizadas com caracteres especiais aumentam o engajamento dos usuários, ou seja, o número de cliques das mensagens.

Ou seja, como em toda estratégia de comunicação, uma linha de assunto bem definida depende de uma série de fatores, mas o principal deles sempre é a avaliação da receptividade de seu público.

Acompanhe de perto as respostas e identifique o que ele espera de você. Só assim garantirá o sucesso de suas ações e poderá ter certeza que está caminhando no sentido correto.

Como vimos, acertar em relação ao o que colocar no assunto do e-mail depende de uma série de fatores estipulados por quem irá cuidar das campanhas da empresa. Por isso, é preciso ter sempre em mente com quem estamos falando e qual mensagem queremos passar para as pessoas as quais queremos atingir.

Para continuar por dentro das boas práticas de e-mail marketing e das melhores dicas da área, continue acompanhando o Blog da All iN!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *