A importância do marketing integrado às campanhas de e-mail marketing!

A importância do marketing integrado às campanhas de e-mail marketing!

A importância do marketing integrado às campanhas de e-mail marketing

O marketing integrado é a mescla de atividades e estratégias de marketing e é uma das melhores apostas de uma empresa que busca conquistar clientes e se destacar no mercado.

Para terem sucesso, as ações precisam estar conectadas e funcionarem como uma “engrenagem”. Do contrário, se diversas estratégias interessantes não estiverem integradas, dificilmente irão atuar em prol dos propósitos da organização.

É importante pensar nos resultados e evitar ao máximo desperdiçar recursos, esforços e tempo, não é mesmo? Então acompanhe nosso post, saiba do que se trata o marketing integrado e sua importância em relação às campanhas de e-mail.

Afinal, o que é uma estratégia de marketing integrado?

O marketing integrado nada mais é do que a sincronização de diversas ferramentas de marketing. Isso se torna cada vez mais importante na medida em que as empresas atuam e se comunicam com os consumidores por diversos canais e que, por sua vez, estão cada vez mais exigentes.

Nesse cenário, todas as estratégias de marketing, sejam elas online ou offline, devem convergir para um objetivo em comum: oferecer uma ótima experiência aos usuários, de forma a conquistá-los e fidelizá-los.

Vamos a um exemplo para ilustrar melhor o conceito. Imagine que você comprou um produto em um e-commerce e esse chega com defeito. Nesse momento, você faz contato pelo atendimento telefônico e fornece todos os dados solicitados.

Com as informações em mãos, o atendente pede que você entre em contato por e-mail solicitando a troca ou devolução. Depois de realizar essa ação, a resposta do atendimento via e-mail é que para ter um código de postagem, é necessário enviar seus dados pessoais, o que já foi solicitado anteriormente por telefone. Nada agradável, não é mesmo? É justamente aí que entra o marketing integrado!

Importância da homogeneidade em campanhas online e de e-mail marketing

Segundo estatísticas da Convince and Convert, campanhas de e-mail marketing podem aumentar as vendas em até 138%.

Outros dados interessantes são da consultoria McKinsey, que mostraram que e-mails marketing podem ser 40 vezes mais eficazes na conquista de clientes do que Facebook e Twitter juntos, além de converterem 3 vezes mais do que as redes sociais.

Ou seja, investir nessa estratégia de marketing digital pode trazer resultados muito satisfatórios. Porém, para que eles ocorram realmente, é preciso contar com o marketing integrado, de forma com que as campanhas sejam focadas nas metas da empresa, direcionadas à persona, ou representação do cliente ideal, além de bem estruturadas.

Isso envolve a linguagem utilizada nos outros canais da empresa, a promoção de conteúdos de blogs, o envio de mensagens direcionadas a cada estágio da jornada de compra, de ofertas que estão sendo divulgadas em outros canais e a manutenção da forma com que as organizações se comunicam com seu público.

Como manter campanhas de e-mail integradas a outros canais online?

Integração é uma palavra cada vez mais utilizada tanto nos processos de marketing quanto nos de gestão e produção das organizações. Afinal, os processos, o mercado e o consumidor evoluíram e se tornou cada vez mais urgente oferecer uma experiência de excelência ao usuário por meio da otimização das atividades, do relacionamento e do atendimento a clientes.

Em relação ao marketing integrado, as campanhas de e-mail marketing podem ser muito úteis para estreitar relacionamentos e divulgar os outros canais da empresa, favorecendo o conceito de omnichannel.

Veja algumas dicas de como fazer isso na prática:

Defina um objetivo

A partir do planejamento de marketing integrado da empresa, para que campanhas de e-mail marketing tenham os resultados esperados, é necessário que sejam estabelecidas metas e objetivos para cada ação. Eles podem ser, por exemplo, promover novidades da empresa, engajar, gerar vendas, entre outros.

Enumere as ações que serão desenvolvidas

Com o objetivo do marketing integrado definido, enumere quais ações serão feitas por meio do envio das campanhas de e-mail. Entre eles estão os tipos de materiais disponibilizados, como infográficos e e-books, geração de leads para o site, entre outras estratégias importantes.

Segmente a estratégia

Estratégias de marketing quando integradas, permitem a segmentação do público de acordo com características, interesses e etapas da jornada de compras.

Essas informações podem ser utilizadas nas campanhas de e-mail marketing, as quais se tornarão mais direcionadas e personalizadas, favorecendo os bons resultados do setor como um todo.

Como você viu, o marketing integrado e a homogeneidade de suas ferramentas é capaz de trazer ótimos resultados para uma empresa, proporcionando maior clareza, consistência e impacto em suas comunicações.

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