O guia para o pós black friday! | All iN

O guia de preparação para sua black friday!

ÍNDICE

A black friday é uma das datas mais importantes para o comércio. Desde que chegou no Brasil, em 2011, a 4ª sexta-feira de novembro se tornou um evento para marcas e consumidores. Existem empresas que já conseguem dobrar o lucro apenas nesse dia e, por isso, é extremamente importante se preparar para as vendas.

 

Mas, além do pré black friday e do próprio dia, é fundamental que você saiba como proceder após a data. Nesse guia completo, vamos tratar exatamente disso: o que fazer com os dados obtidos nesse período? Quem são seus potenciais clientes? Quais números são importantes para a sua empresa? Quais estratégias de marketing usar após a data?

 

Acompanhe esse guia completo sobre o pós black friday e tire todas as suas dúvidas! Vamos lá?

 

Preparação para a Black Friday

mulher carregando sacolas depois de fazer compras na black friday
Se preparar bem para a black friday é fundamental para uma boa organização das suas campanhas e vendas.

 

Para obter um pós black friday rico em dados e em conversão, é importante que o seu planejamento de vendas para essa data seja impecável. Organize sua equipe, alinhe os fluxos de trabalho, analise as estratégias, faça testes e confira algumas dicas para se preparar para o grande dia.

 

Lembre-se que o planejamento precisa seguir um raciocínio lógico para que todas as etapas sigam um caminho fluído. Assim, fica mais fácil obter êxito, tanto durante a campanha, quanto no pós. Seus processos precisam estar alinhados, então, trabalhe bem suas estratégias e fique de olho em alguns assuntos específicos, como:

 

Funil de marketing

 

Esse é um ponto fundamental para a sua estratégia de marketing, tanto em seu cotidiano, quanto na black friday. É importante que você entenda onde o seu cliente está e qual é o momento desse lead na sua empresa: ele está no topo, meio ou fundo de funil?

 

A seguir, explicamos sobre cada um desses estágios:

 

Topo de funil

 

Quando o lead está nesse estágio, ele não está interessado em sua empresa, mas sim, em resolver um problema ou desejo. Ele sabe que tem uma necessidade e começa a procurar alguém que possa solucionar essa questão, ou seja, é nessa hora que a sua empresa precisa aparecer.

 

Ofereça conteúdos que esclareçam dúvidas, dê soluções e mostre que você é uma opção para satisfazê-lo, sem ficar oferecendo seus produtos insistentemente. Lembre-se que ele está apenas no começo da jornada de compra, se você ficar bombardeando-o com suas ofertas, é possível que ele desista da sua empresa, antes mesmo de conhecê-la.

 

Meio de funil

 

Você já se mostrou como uma opção para resolver o problema do seu futuro cliente, agora é hora de transformá-lo em lead e mostrar porque a sua empresa é a melhor solução.

 

Crie landing pages com formulários para obter os dados desse cliente e torná-lo um lead, que tal oferecer um e-book ou newsletter? É hora de aproximá-lo da sua empresa e essa etapa funcionará extremamente melhor se você tiver os dados necessários para entendê-lo melhor.

 

O meio de funil é o estágio onde a empresa precisa agregar valor ao usuário, já que essa é a etapa em que ele já está começando a considerar a sua marca, produto ou serviço, mas ainda não tem absoluta certeza se irá contratar. É nessa etapa que as empresas podem ganhar ou perder um lead.

 

Fundo de funil

 

Hora de falar sobre a sua marca, mostrar que a sua empresa é a melhor, oferecer conteúdos promocionais, cupons de desconto, entre outras coisas. Seu cliente já está propenso a compra, então, é preciso continuar o trabalho que você fez até aqui para convertê-lo e conseguir fidelizá-lo.

 

O funil de marketing também pode e deve ser utilizado durante a black friday. Antes da promoção, experimente pegar os dados dos clientes e faça uma segmentação para atingi-los de formas diferentes durante a campanha. Colete aqueles que já realizaram uma ou mais compras ou quem apenas visitou o seu site e abandonou produtos no carrinho.

 

Siga o seu funil de marketing e trabalhe estrategicamente com os clientes em cada etapa.

 

Planejamento de vendas

 

Além do marketing, é importante que você se concentre no planejamento de vendas. Seu estoque está de acordo com a demanda que espera na black friday? Sua equipe está pronta e organizada o suficiente para o grande dia? O SAC está em ordem? Tem pessoas suficientes para responder todas as dúvidas dos clientes?

 

Lembre-se que todos esses pontos colaboram para que a sua black friday seja um sucesso, então, é preciso concentrar-se neles também.

 

Estude quais produtos estarão em ofertas, faça uma estimativa da necessidade do estoque, estude prazos, entenda quais as necessidades e desejos do seu cliente, deixe os produtos que vendem bastante já embalados, avalie se é preciso contratar mais pessoas especialmente para a black friday, afine sua equipe e planeje até chegar em um bom nível de organização.

 

A black friday é considerada umas das maiores datas comemorativas para o comércio e, se você tiver um bom planejamento de vendas e uma comunicação estruturada, conseguirá alcançar o sucesso da data para a sua marca.

 

Como usar estratégias de marketing para a Black Friday?

 

Como já falamos até aqui, para alavancar suas vendas no grande dia e obter dados no pós black friday, é fundamental que você tenha uma estratégia e um planejamento bem definido. Mas, por onde começar? Quais estratégias de marketing digital usar?

 

Entenda que a promoção black friday é uma das maiores datas para o comércio, por isso, vale o investimento e o esforço para atingir a maior quantidade de clientes possíveis e divulgar sua empresa. Logo, uma dica é trabalhar com diversas estratégias para atingir o consumidor onde ele estiver.

 

E-mail marketing

 

Como criar uma boa estratégia de e-mail marketing para o antes, durante e o pós black friday? É fundamental que você entenda quem é esse consumidor e o que ele precisa. Siga as seguintes boas práticas:

 

Antes da Black Friday

 

Comece as suas ações de black friday sempre antes dessa data para que você mantenha seus clientes engajados até a data da promoção. De nada adianta conseguir o e-mail de um usuário em um cadastro e só falar com ele na data da promoção.

 

Durante a Black Friday

 

Explore a sua estratégia divulgando as suas ações sempre pontualmente. Tenha o mapeamento dos interesses dos seus usuário e, durante a promoção, entregue exatamente o que ele se interessou ou coisas relacionadas a isso. Ofereça cupons, teste grátis na loja, entre outras opções.

 

Pós black Friday

 

Mantenha o cliente engajado pós a data, saiba se ele converteu ou não e tenha no radar todas as suas ações. O fato dele não efetuar uma compra na data da BF não quer dizer que ele precise ser abandonado. Tenha essas informações e trabalhe com elas no período seguinte. Lembre-se, ainda, que você precisa manter uma regularidade nos disparos dos seus e-mails, 

 

Mídias sociais

 

Todo mundo está nas mídias sociais, então, essa pode ser uma ótima opção para você atingir os consumidores, sendo importante na etapa de topo de funil. Trabalhe com peças criativas, textos atraentes e nunca esqueça de utilizar um bom CTA. Você pode conquistar seus possíveis clientes tanto de forma orgânica, quanto com anúncios pagos bem segmentados.

 

Aqui vão algumas dicas para usar melhor as mídias sociais:

 

1- Impulsione postagens focadas nos seus serviços ou em algum produto da sua empresa, principalmente aquelas em que você pede a interação dos usuários através de comentários;

 

2- Utilize a plataforma Instagram para engajar seus usuários através de enquetes, postagens em carrossel, etc. O Instagram é uma rede em que as pessoas, na maioria das vezes, apenas desejam passar o tempo. Por isso, utilize esse momento para impacta-las.

 

3- Use e abuse do YouTube. Essa é uma plataforma muito importante para estratégias em mídias sociais de topo de funil. Faça vídeos esclarecedores sobre seu segmento e seu produto, como tutoriais, DIY, etc.

 

4- Acompanhe seus usuários também no Facebook. Essa é uma plataforma em que as pessoas buscam informações relevantes e aprender sobre algo rapidamente. Conteúdos institucionais também são relevantes no Facebook, mas também não abra mão de uma linguagem informal.

 

Blog

 

Você tem um blog atualizado e que explica bem sobre sua empresa ou segmento? Aproveite esse canal para atingir os consumidores que estão no topo e meio de funil, procurando soluções para os seus problemas.

 

Aposte em textos objetivos, que aproximam o leitor, e invista em SEO on page. Assim, você aumenta consideravelmente as suas chances de conquistar aquele cliente que está procurando alguém para resolver algum problema e ainda não sabe que a sua empresa é a solução.

 

É importante que a sua definição de como fazer marketing digital leve em consideração trabalhar com o marketing integrado, para conseguir atingir diversos clientes com perfis diferentes e preencher as lacunas que possam existir na sua estratégia.

 

Todos os seus canais devem se comunicar, o seu futuro cliente precisa encontrar as informações de forma fácil e rápida, então, você pode adicionar o link das suas redes sociais nos e-mails, colocar um pop-up no site, adicionar sua landing page no blog e integrá-los de forma coerente, deixando o mais prático possível para o consumidor.

 

Automação de e-mail marketing

 

A automação de e-mail marketing é o paraíso para quem trabalha com a área. Ao utilizá-la, você obtém diversos dados valiosos de forma rápida, escalonável e precisa, economizando dias de análise, tempo da equipe e recursos. A abordagem é uma facilitadora não só na sua rotina, mas principalmente quando falamos de grandes eventos, como a black friday.

 

Como acontece em apenas um dia, todos os seus esforços precisam estar voltados às 24 horas que podem alavancar as suas vendas, por isso, trabalhar com a automação de e-mail marketing pode contribuir muito para o seu negócio.

 

Lembre-se, no entanto, que o foco são as 24h da promoção, mas todas as outras etapas são tão importantes quanto. É necessário chegar na data com tudo planejado e em ordem, a “automação” bem definida e funcionando, por exemplo

 

Falando em otimizar seu trabalho, economizar tempo e reduzir custos, o e-mail transacional pode ser uma boa opção. Veja a seguir.

 

E-mail transacional

 

A estratégia de e-mail marketing é baseada nas ações do usuário e o e-mail transacional é complementar a ela. Alguns processos que envolvem a estratégia de e-mail, muitas vezes, podem começar pelo e-mail transacional.

 

Mas, como assim transacional? Quando o usuário se cadastra, recebe um e-mail de boas-vindas; quando realiza algum pedido, recebe a confirmação com as informações necessárias de recebimento do produto, bem como informações adicionais, agradecimentos, e-mail para troca de senhas, etc.

 

e-mail transacional é uma estratégia excelente para passar credibilidade e segurança ao cliente. E, em tempos de black friday, onde diversas empresas acabam passando uma imagem duvidosa e pouco confiável, o e-mail transacional faz justamente o contrário.

 

Estando em contato direto com o seu cliente, ele entende que, caso precisar de você, conseguirá uma comunicação fácil e rápida, sem burocracia ou dificuldade, o que o aproxima da sua empresa e cria um relacionamento mais saudável e confortável.

 

Promoção black friday

 

Para obter sucesso na sua promoção black friday é preciso que você e sua equipe analise o cenário da empresa e entenda o que é viável no momento em que ela se encontra. Pense, de forma geral, o que é possível fazer durante a black friday e o que é vantajoso para a sua marca.

 

Listamos, abaixo, algumas das ações que você pode fazer durante as vendas da black friday:

 

Promoções

 

Quais produtos você pode colocar em oferta? Essa é uma oportunidade para liquidar aqueles que estão parados no estoque. Analise qual a porcentagem de desconto você dará para ser vantajoso para você e para o cliente.

 

Bons preços

 

Lembre-se de nunca aumentar um preço para reduzi-lo durante a promoção black friday! Estude sua margem de lucro e viabilidade para trabalhar com bons preços para os clientes, mas sem prejudicar os números da sua empresa.

 

Segmente

 

Faça promoções especiais para um público altamente segmentado. Você pode personalizá-los por região, interesses ou hábitos de consumo, por exemplo. Assim, consegue ser assertivo com promoções específicas para determinados consumidores.

 

Preço de black friday

 

A data é conhecida pelas promoções e bons preços, então, não adianta dar aquele desconto que já estava disponível no produto. É importante que a oferta seja atrativa, por isso, entenda o que é possível e viável para a sua marca e vantajoso para o cliente.

 

Levando essas dicas em consideração, planeje, analise, compare, acompanhe seus resultados e entenda o que vai alavancar suas vendas na promoção black friday, sem prejudicar sua empresa e os seus clientes.

 

Durante a Black Friday

vitrine indicando ofertas durante a black friday
Durante a black friday, o foco da sua equipe deve estar em atender bem, responder dúvidas e otimizar a experiência dos seus clientes.

 

Agora que você já sabe como se planejar para a black friday, é importante entender como se portar durante o grande dia.

 

Considerando que você está utilizando estratégias de automação de e-mail marketing e já programou algumas de suas campanhas previamente, é imprescindível que você acompanhe como a sua estratégia está funcionando no dia da black friday.

 

Durante toda a campanha, análise os retornos que está recebendo, acompanhe seus índices, avalie as métricas e entenda se o seu planejamento está funcionando como deveria. Conforme você ou a sua equipe realizar as análises necessárias e perceber que algo não está dando certo, aja rápido e mude o plano inicial, caso seja preciso.

 

A black friday acontece em apenas um dia e você não pode deixar que pequenos erros ou deslizes estrague todo o seu planejamento, então, fique atento. Para ter um ótimo dia de vendas, utilize as dicas que te indicamos acima.

 

Pós black friday: passo a passo

notebook indicando dados a respeito da black friday
O pós black friday é muito importante para a sua empresa, tanto quanto o dia em si. Por isso, recolha dados e analise o que você ser melhorado para as próximas campanhas.

 

Você chegou até aqui, agora é hora de pensar o que fazer na sua pós black friday. O que fazer com todos os dados que coletou? Como atingir os clientes que compraram na sua empresa na black friday? Você deve dar atenção a quem demonstrou interesse pela marca, mas não realizou nenhuma compra?

 

Se essas são as suas dúvidas, entenda abaixo como agir na pós black friday.

 

Uso dos dados

 

A black friday passou e você ficou com diversas informações de clientes, leads e pessoas que visitaram sua página. Já pensou o que fazer com tantos dados? 

 

Primeiro, é importante que você entenda o que o grande dia representou para a sua empresa, então, responda as seguintes perguntas:

 

Quais produtos foram mais vendidos? quais não foram e por quê? Seus e-mails marketing tiveram uma boa taxa de abertura? Levaram a conversão? Qual conteúdo agradou mais o seu público? Você conseguiu entender o comportamento dos seus clientes pelos retornos que teve? E as reclamações? Quantas? Por quê? O que o seu consumidor esperava de você?

 

Essas são algumas perguntas que o seu pós black friday deve responder, é preciso que você entenda o que foi extremamente bom, o que deu certo e o que não dá para repetir, tanto na próxima black friday, quanto em outras grandes campanhas. Lembre-se, inclusive, de levar em conta as suas antigas experiências e sempre gerar bons insights para as próximas black fridays.

 

Entenda o que os seus atuais clientes precisam para reengajar, o que os novos leads procuram na sua empresa e como atingi-los de forma natural e assertiva, observe quem eles são e o que você pode fazer para melhorar seus índices e fidelizá-los.

 

ROI: Return Of Investment

 

A melhor forma de analisar se a sua promoção black friday deu certo é analisando o retorno do investimento que foi feito em todas as estratégias de marketing.

 

O que você ganhou (ou perdeu) está de acordo com o que investiu? Para calcular o ROI, subtraia o seu ganho com a black friday pelo valor que foi investido e, depois, divida o resultado pelo valor do investimento.

 

Essa é uma métrica fundamental que deve ser analisada na sua pós black friday para entender se o seu planejamento funcionou como deveria, se o seu lucro está de acordo com o investimento que fez e o que pode ser melhorado.

 

Uso das mídias sociais

 

Além da campanha ativa no seu site e o e-mail marketing, também é interessante usar as mídias sociais, tanto no período da promoção, quanto no pós black friday; isso porque, através do gerenciamento das redes sociais, você consegue ter uma visão realista sobre a percepção dos seus clientes sobre a  marca.

 

São nas redes sociais que os consumidores costumam apresentar seus descontentamentos, suas alegrias, suas recomendações e, se você atingiu ele da maneira correta, ele provavelmente recomendará a sua empresa para os amigos. Por isso, o gerenciamento de redes sociais é tão importante, para acompanhar quem, o quê e por quê estão falando da sua marca.

 

Além disso, através das mídias sociais você consegue conhecer um pouco mais do seu cliente, fazendo enquetes sobre suas preferências, fazer vídeos ao vivo, direcionando conteúdos para quem chegou em sua página, além de captar novos leads que podem virar fãs da sua página e, depois, clientes da marca.

 

Trabalhe com uma estratégia coerente nos meios de comunicação que escolher. Lembre-se que, tanto o e-mail marketing quanto as mídias sociais, precisam apresentar o seu trabalho de forma coesa e atrativa para o consumidor.

 

Entenda qual mídia social atende melhor o seu público, acompanhe o gerenciamento das redes sociais e capriche no conteúdo: essa alternativa pode te render bons frutos.

 

Uso de vendas cruzadas ou cross-sell

 

Para quem não sabe, as vendas cruzadas (que também podem ser conhecidas como cross-sell) consistem em oferecer produtos complementares ao que o seu consumidor adquiriu. É importante entender que a venda cruzada é diferente da venda casada (condicionar o cliente a adquirir dois produtos).

 

Na venda cruzada, você indica produtos relacionados ao que o comprador adquiriu. Assim, se ele comprou uma roupa de ginástica, você pode oferecer um tênis, por exemplo.

 

estratégia visa aumentar o ticket médio por compra e aproveitar o ensejo do comprador para despertar novos desejos de consumo, o que é uma ótima abordagem para utilizar no pós black friday.

 

Normalmente, os leads que você adquire na B.F, costumam comprar apenas no dia da promoção. Para otimizar esse processo e torná-los seus clientes recorrentes, utilize os dados que têm de cada consumidor e, após a data, envie e-mails para mantê-lo engajado e, consequentemente, fazê-lo converter novamente.

 

Segundo pesquisas da Forrester Sucharita, as vendas cruzadas podem aumentar de 10% a 30% as transações de um e-commerce. E então, o que acha de experimentar a estratégia?

 

Em que a Cyber Monday pode ajudar?

 

Em que a Cyber Monday pode colaborar com o pós  black friday?

 

Essa data chegou discretamente ao Brasil e já têm conquistado diversos adeptos. Tradicionalmente, ela acontece na segunda-feira pós black friday e, em 2015, movimentou R$ 294 milhões no Brasil.

 

A data movimenta ainda mais nos países latino-americanos. Na Argentina, em 2017, foram registradas mais de 1.58 milhões de transações no site oficial da promoção, gerando um faturamento de 5.196 milhões de pesos argentinos. Já na Colômbia, em 2018, houve um crescimento de 47,93% em relação a 2017 e o site oficial da promoção recebeu 1.5 milhão de visitas.

 

Se você não conseguiu atingir todos os usuários desejados na promoção black friday ou se quer expandir suas vendas, assim como aconteceu em outros países da América Latina, confira algumas dicas e procure investir também na Cyber Monday. Essa data, cada vez mais, poderá ser útil para todo o varejo:

 

Conecte com as demais datas comemorativas

 

Black friday, cyber monday e natal acontecem sequencialmente, então, porque não conectá-las e melhorar as suas vendas?

 

Estenda suas promoções, ofereça condições especiais aos seus clientes atuais e cupons exclusivos para quem adquiriu na black friday, por exemplo. Além disso, produza conteúdos que criem um senso de oportunidade para quem perdeu as promoções da black friday;

 

Invista em SEO

 

Separe alguns dos recursos da black friday para investir na cyber monday, ela pode te ajudar e complementar as ações da sua campanha. Para isso, faça uso do SEO no seu blog e site.

 

Analise suas campanhas

 

Sempre que uma campanha terminar, analise e veja o que deu certo e o que não dá para repetir, assim, na campanha seguinte você consegue mudar e melhorar o que for preciso.

 

Inove sempre

 

Aproveite que a data é razoavelmente nova no país e aproveite para inovar na comunicação, não se prenda a padrões. Experimente coisas novas e veja o que agrada o seu cliente.

 

Pós Black Friday: use ainda mais o E-mail Marketing

homem procurando roupas em uma arara na black friday
Um pós black friday com certeza é feito de ótimas estratégias de e-mail marketing.

 

Você terá diversas informações importantes sobre o comportamento do usuário dentro do seu site durante a Black Friday, por exemplo: quem o acessou, por onde navegaram, em qual etapa de conclusão de compra alguns usuário pararam, etc. Agora, é hora de utilizá-las com sabedoria. 

 

Existem diversas possibilidades para trabalhar com e-mail marketing no pós black friday, você só precisa conhecer suas opções e escolher qual funciona melhor para a sua empresa e, principalmente, para o seu público.

 

Agora que a black friday acabou, concentre seus esforços em conhecer os leads que adquiriu, reter clientes e fidelizá-los.

 

Estratégias gerais de e-mail para o pós black friday

 

Levando em consideração que você já utiliza já trabalha com marketing integrado e estratégias de e-mail marketing no seu planejamento, vamos contar quais são as melhores abordagens para alavancar o seu durante e pós black friday. Acompanhe:

 

Automação

 

A automação de e-mail marketing é um facilitador para quem trabalha com a estratégia de e-mail, principalmente em um dia tão agitado como a black friday.

 

A abordagem permite que você colha dados de forma rápida, fácil e escalonável, atingindo os clientes certos, na hora certa e com conteúdo exclusivo. Experimente, faça testes e comprove a eficácia para incluir em seu planejamento de black friday.

 

Tipos de E-mail

 

Varie os e-mails que envia. Na pré e pós black friday, não foque apenas em vender, vender, vender. Mostre que se importa com o cliente, que ele é importante para você e não apenas mais um número.

 

Dê as boas-vindas quando ele se cadastrar, envie conteúdos interessantes de acordo com os seus interesses, agradeça, envie e-mails comemorativos, como de aniversário, por exemplo. Faça ele se sentir VIP e trate-o da forma que ele espera.

 

Segmentação

 

Para atingir os clientes de acordo com os interesses, como falamos no tópico anterior, é importante que você segmente seus contatos. Faça listas de acordo com desejos de consumo, hábitos ou região, por exemplo. Segmentando sua lista, você consegue ser mais assertivo com cada cliente e atingi-lo no momento exato que ele está propenso à compra.

 

Fidelização

 

Seguindo todos os passos anteriores, a chance de você fidelizar o seu cliente é consideravelmente maior. Quando chegar nesse momento, agradeça-o pela parceria que firmaram até aqui, crie programas de fidelidade e dê recompensas pela fidelidade do seu cliente, como cupons e brindes., por que não?

 

Remarketing

 

A estratégia de remarketing é valiosa para a sua pós black friday. Com ela, você consegue atingir os consumidores que visitaram seus produtos mas não adquiriram ou aqueles que abandonaram o carrinho, por exemplo.

 

Você atingirá novamente alguém que chegou até você, mas por algum motivo não concluiu a compra. Por isso, entenda as razões dessa desistência e aja com assertividade.

 

Régua de Relacionamento

 

Em sua pós black friday, você terá muitos contatos e diversos e-mails disponíveis para se comunicar. Para que esse processo aconteça de forma organizada e eficaz, é fundamental que você: confirme se pode enviar e-mails para o usuário, crie uma régua de relacionamento para nutrir seus clientes e novos leads, mantenha um contato saudável que visa a conversão e, principalmente, fidelize.

 

Para isso, pense em algumas estratégias para criar a sua régua:

 

Funil de vendas

 

Separe topo, meio e fundo de funil e crie materiais personalizados para cada etapa. Cada cliente está em um momento e é importante que o conteúdo que você vai enviar atenda a esse momento.

 

Frequência

 

Defina uma frequência razoável para enviar o seu conteúdo ao cliente. Isso também pode variar de acordo com a etapa do funil em que ele está, por isso, esteja sempre atento aos movimentos do seu cliente.

 

Conteúdo

 

Defina o que enviará em cada etapa do funil, prevendo mudanças, caso necessário. O conteúdo é o condutor do seu funil, conversão e fidelização, por esse motivo, ele deve estar de acordo com a imagem da sua empresa e, principalmente, com a expectativa do consumidor.

 

Crie listas personalizadas

 

Segmente seus consumidores, veja quem se interessou, quem já comprou, quem desistiu e trabalhe de forma específica com cada um desses usuários. Baseie as suas listas de acordo com a etapa do funil em que o consumidor se encontra.

 

Bem-vindo

 

Os clientes gostam de se sentir bem recebidos, por isso, envie e-mails de boas vindas.

 

Esse passo, além de mostrar que a sua marca se importa com o cliente e está prestando atenção em suas ações, também pode contribuir para que ele dê um próximo passo importante, como visitar seu site ou procurar saber mais sobre a empresa. Além disso, mandar esse tipo de e-mail é importante para as boas práticas de opt-in.

 

Vá atrás de quem desistiu

 

Muitos carrinhos são abandonados na black friday, que tal enviar um e-mail a esse cliente que desistiu? Ofereça condições exclusivas e dê cupons de desconto. Utilizar esse tipo de e-mail mostra que aquele cliente é importante e você deseja manter um bom relacionamento com ele.

 

Acompanhe

 

Observe os passos dos consumidores, analise pelo que eles se interessam, de onde são, quais seus hábitos de consumo. Entenda quem é esse usuário e se a sua persona está de acordo. Assim, você pode atingi-lo no momento certo e com o conteúdo certo.

 

Ouça e observe

 

Nada melhor para entender se a sua estratégia está dando certo do que ouvir o feedback dos seus clientes. Através do e-mail marketing, esse feedback pode ser observado pelas ações que cada usuário realiza.

 

Nas redes sociais, você pode pedir esse retorno de forma mais diretas e fazer pesquisas de opinião. Lembre-se de estar sempre aberto a elogios e críticas.

 

Essas são algumas dicas para trabalhar com uma régua de relacionamento eficaz e que atenda o seu cliente, independente do seu momento na jornada de compra, sempre lembrando que o seu conteúdo deve conduzi-lo pelo funil de vendas e nutri-lo para, posteriormente, fidelizá-lo.

 

Retenção de clientes

 

Nós dissemos que seu conteúdo conduzirá o cliente até a fidelização, certo?

 

Agora é hora de entender como. Você conquistou diversos novos clientes na black friday e, agora, precisa retê-los. Para isso, prepare suas campanhas de e-mail marketing focadas em fidelização

 

Vamos as dicas!

 

Acompanhamento

 

Acompanhe seu cliente em suas ações, fique atento as decisões que ele tem em seu site e esteja sempre disponível quando ele precisar. Observe o que ele precisa e aja de forma precisa.

 

Experiência do cliente

 

Esse é um dos pontos-chave para reter um cliente: focar na experiência que ele tem com a sua marca. Faça com que essa experiência seja excelente, tanto em atendimento, quanto em prazos, entrega, navegabilidade e todos as etapas que a compra exige. Coloque-se no lugar do seu consumidor e procure a excelência.

 

Seu planejamento está funcionando como deveria, mas, analisando suas métricas, percebeu que existem clientes que não estão interagindo mais com a sua marca? Observe a viabilidade e vá atrás deles. Envie e-mails procurando reengajá-los, certificando-se que eles ainda têm interesse em sua marca. 

 

Acompanhe o retorno, veja se esses usuários voltam a visitar seu site e olhar seus produtos. Lembre de definir uma estratégia sobre como e quantas vezes procurá-los, antes de remover da sua lista. É importante que a sua equipe determine um período para ter certeza que ele realmente não está mais interessado em sua marca, antes de excluí-lo da sua base.

 

Análise dos resultados

 

Esse é um ponto imprescindível para qualquer estratégia de marketing, principalmente no pós black friday. Analisar os resultados faz com que você entenda o que funciona, o que dá para melhorar e o que não pode se repetir.

 

Acompanhe seus relatórios de e-mail marketing durante todo o período da black friday e veja se tudo ocorreu como o esperado, além disso, não se esqueça de checar as métricas dos anos anteriores para observar em que a sua empresa melhorou ou não. 

 

Abaixo, listamos os principais KPIs que você deve analisar no pós black friday: 

 

– CTR (Taxa de Cliques): Essa métrica ajuda a avaliar sua base de contatos e medir o engajamento dos consumidores com os conteúdos que você envia. Assim, quando você começar a enviar conteúdos para os seus clientes no pós black friday, poderá compreender se eles estão, ou não, interessados pela sua empresa.

 

– Taxa de conversão: se a sua estratégia de e-mail marketing funcionou como deveria e, mesmo assim, não aconteceu nenhuma alteração nas conversões durante a black friday, repasse a estratégia que você utilizou e a otimize para os próximos anos ou para a Cyber Monday.

 

– ROI (Return Of Investment): Se essa métrica não estiver positiva, é importante que você repense a sua campanha e veja a viabilidade dela para as próximas black fridays.

 

– Rejeição: Após a black friday, você terá contato com diversos usuários. Por isso, acompanhe a sua taxa de rejeição constantemente e verifique se é necessário limpar sua base ou trabalhar na entregabilidade dos seus e-mails no pós B.F.

 

– Cancelamento: As pessoas estão se descadastrando da sua base depois da black friday? Por quê? Verifique se a sua segmentação está certa e se a sua empresa ainda é capaz de atender aquele consumidor.

 

Essas são algumas métricas fundamentais para avaliar se a sua estratégia de e-mail marketing funcionou durante a black friday. Lembre-se: analisar seus resultados é imprescindível para entender o que funciona para a sua empresa e agrada seu público.

 

Ficou alguma dúvida?

 

Neste guia, abordamos questões como a importância do marketing integrado para a sua estratégia de black friday, como se preparar para ela, como agir durante o grande dia e o que fazer na pós black friday.

 

No pós black friday é importante, então:

 

  • Nutrir os clientes que conquistou;
  • Utilizar o e-mail marketing para se comunicar com seus novos clientes;
  • Utilizar automação de e-mail marketing;
  • Reter clientes;
  • Analisar resultados.

 

Esperamos que esse guia tenha sido esclarecedor para te ajudar a lidar com a sua pós black friday mas, se ainda tiver alguma dúvida, conte sempre com a gente.

 

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