Entenda a relevância do DMP nas estratégias de e-mail marketing - All iN

Entenda a relevância do DMP nas estratégias de e-mail marketing

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Milhões de dados do marketing digital são recebidos diariamente de diversos locais no mundo. Toda movimentação que acontece na internet gera diversos dados, as empresas recebem as mais variadas informações de muitos usuários. 

Já os consumidores, por sua vez, recebem inúmeros anúncios de publicidade sobre toda e qualquer coisa. Nesse cenário, fica cada vez mais difícil se destacar nessa enxurrada de propagandas, não é mesmo?

Pensando nisso, tornou-se mais que necessário organizar os dados que as empresas recebem sobre os consumidores, principalmente para quem trabalha com marketing digital e campanhas segmentadas de e-mail marketing. Por isso, surgiu a DMP (Data Management Plataform), ou seja, uma plataforma de gerenciamento de dados.

Para os usuários, as DMPs fazem com que eles recebam comunicações exatas sobre as suas necessidades e desejos, deixando de lado e anulando todas aquelas outras propagandas indesejadas que eles recebiam de marcas que não estão atentas aos seus hábitos de consumo.

Vamos entender melhor como funciona essa ferramenta que permite facilitar a sua vida e a do seu cliente? Acompanhe no artigo abaixo!

O que faz uma DMP?

Para simplificar, as DMPs coletam, organizam e ativam os dados que recebem, apresentando-os de maneira simples e útil aos profissionais que a utilizam, facilitando o trabalho de quem precisa de diversos dados para atingir os clientes de maneira assertiva, através das campanhas de e-mail marketing, por exemplo.

Além disso, a DMP melhora a experiência do cliente ao receber o e-mail marketing que deseja e no momento mais oportuno possível.

Como funciona uma DMP?

A plataforma de gerenciamento de dados trabalha fundamentalmente com três tipos de informações. São eles:

1st ou first part data

São as informações geradas através da sua própria empresa, seja por site, CRM, plataformas sociais ou aplicativos, etc. Nessa frente, a plataforma recolhe dados pessoais básicos, como: nome, e-mail, informações demográficas e dados comportamentais, e também organiza para ajudar na hora de gerar insights para criar sua próxima campanha segmentada.

2nd ou second party data

São as informações recebidas dos parceiros que, juntas com os dados 1st, ajudam a enriquecer ainda mais a base de dados e contribuir para a excelência ao atingir o seu consumidor;

3rd party ou third party data

São os dados de terceiros. Esses dados são recebidos de centenas de fontes diferentes, como: aplicativos, ferramentas de analytics, dados de CRM do cliente, dados de wi-fi, entre outros.

Normalmente, os dados de 3rd contribuem no enriquecimento das informações do 1st, ajudando sua empresa a conhecer ainda melhor aquele usuário e aprofundar-se em seus desejos e hábitos de consumo. Dessa forma, a empresa consegue enviar uma comunicação altamente segmentada e específica, aumentando as suas chances de conversão e relacionamento com aquele consumidor.

As DMPs coletam esses centenas de dados e os organizam, como se colocassem em gavetas por assunto. Você pode encontrar informações separadas por hábitos de consumo, interesse, demografia e outras opções, de acordo com os temas escolhidos para segmentar seu público em suas campanhas de e-mail marketing.

Funcionalidades de uma DMP

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 Comece a usar uma DMP em suas estratégias de e-mail marketing e otimize o tempo e os recursos de sua empresa!

A plataforma de gerenciamento de dados foi, primeiramente conhecida, por gerenciar ID’s de cookies e criar segmentos de audiência para direcionar o público-alvo, através de anúncios. 

Mais relacionada a compra programática de mídia, os dados coletados através da DMP contribuem na otimização de futuras compras de mídia e desenvolvimento da parte criativa dos anúncios.

Com o passar do tempo e com a evolução da tecnologia, os profissionais de marketing passaram a utilizar também a plataforma como um sistema de gerenciamento de dados vindos de cookies, canais móveis e e-mails, por exemplo, o que contribui para a unificação de centenas de informações dos clientes, possibilitando estratégias digitais mais assertivas e direcionadas aos consumidores no momento de enviar suas campanhas de e-mail marketing.

Para utilizar a DMP, é importante saber quais são as principais funcionalidades e como incorporá-las em seu negócio. Confira as seguintes características e funcionalidades:

Coleta, armazenamento e gestão de dados

Como já dissemos até aqui, a DMP, fundamentalmente, precisa coletar, armazenar e gerir os dados que recebe de diversos clientes das mais variadas fontes.

Lembrando sempre que, existe uma regulamentação da privacidade de dados, por isso, a plataforma não deve aceitar dados pessoais de um consumidor, apenas coletar informações que representam um cliente, como o ID de cookie ou dispositivo.

Organização

A plataforma deve gerir e organizar os dados que recebe por segmentação de audiência. Ou seja, ao utilizar uma DMP você já conta com dados segmentados, sejam eles por região, idade ou hábitos de consumo, o que vai facilitar o seu trabalho de segmentação na hora de criar suas campanhas de e-mail marketing.

Refinamento 

A DMP deve trocar informações com plataformas de CRM para refinar a segmentação da audiência e, assim, ser o mais assertiva possível quando entregar os dados ao profissional que criará a campanha.

Mensuração 

A plataforma também permite a facilidade na hora de analisar seus resultados digitais, o que é extremamente valioso, já que é através da mensuração dos dados que você tem um panorama geral sobre o andamento de sua campanha e outros importantes índices, como engajamento e conversão.

Centralização 

Utilizando uma plataforma de gerenciamento de dados, você a torna o centro da sua estratégia de marketing digital, ajudando a personalizar as mais diversas estratégias através de vários outros canais, como websites e aplicativos.

Integração 

Algumas plataformas ainda são limitadas no quesito integração, então, é interessante que você escolha uma que integre com automação de marketing, e-mail marketing, entre outras, de acordo com as suas necessidades.

Recursos 

Na hora da escolha, avalie quais recursos de segmentação aquela DMP oferece. Algumas apresentam opções simples, em outras, a segmentação de clientes é extremamente avançada. Analise as opções e escolha de acordo com o que você precisa para a sua campanha de e-mail marketing.

Como dissemos anteriormente, utilizando a DMP você consegue obter diversas informações importantes do consumidor, como hábitos de consumo. Então, campanhas sobre o mundo feminino podem ser veiculadas para quem acessa a seção de mercado de trabalho, por exemplo. 

Isso porque, a inteligência da plataforma de gerenciamento de dados consegue captar ambos interesses daquele público específico. A tecnologia utilizada na DMP vai além e permite a captação de dados baseados no comportamento do seu público e não só nas páginas que ele visita em seu site.

Essas são algumas das funcionalidades que a sua DMP precisa ter para facilitar e otimizar o trabalho da sua equipe e, principalmente, para fazer com o que seu cliente seja atingido no momento, da maneira e com o serviço certo, ou seja, no timing perfeito, contribuindo para uma boa experiência com a sua empresa.

Qual é o momento certo para aderir uma DMP?

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A DMP pode ser uma plataforma ideal para o seu negócio, já que colabora para que você tenha contato com o seu usuário no timing certo.

Essa é uma resposta que você precisa ter junto à equipe (caso houver). Então, pense em algumas questões:

  • Suas campanhas de e-mail marketing são bem segmentadas?
  • Você acredita que poderia ter uma segmentação mais específica para atingir os clientes certos para a sua campanha?
  • O seu ROI está satisfatório?
  • Você consegue coletar todos os dados que precisa dos consumidores?
  • Quando os dados são coletados, você consegue analisá-los e entendê-los?
  • Com os dados que você coleta, é possível gerar insights para novas ações e campanhas?

Se você respondeu “sim” a, pelo menos, duas ou três dessas seis perguntas, é hora de começar a pensar em contratar uma plataforma de gerenciamento de dados para otimizar seus resultados de e-mail marketing e, principalmente, melhorar a experiência do seu cliente.

Tenha em mente que, quando você escolhe utilizar uma DMP em sua campanha de e-mail marketing, otimiza tempo e recursos da sua empresa com a facilidade que a ferramenta oferece. Isso acontece pois, você consegue criar segmentações extremamente específicas para atingir o público que deseja receber aquela comunicação, além de diminuir o ROI, sem desperdiçar dinheiro tentando falar com um público muito amplo.

Levando em consideração que o seu consumidor precisa passar por todas as etapas do funil e concluir a jornada de compra, imagine como cada processo que ele finalizar será rico em dados e informações, recebendo os dados da DMP.

Ao receber esses dados e analisá-los, você pode transformá-los em insights e segmentações ainda mais específicas para ser cada vez mais assertivo com esse consumidor. Lembre-se que ele precisa passar para a próxima etapa da jornada de compra e esse deve ser o seu foco.

Além disso, enviando exatamente o que o usuário precisa, sua empresa também cria um relacionamento com ele, já que será perceptível que você se interessa pelas suas necessidades e está disposto a ajudá-lo no que ele precisar, melhorando a relação com esse novo lead e caminhando para um ótimo fluxo de conversa e, possivelmente, fidelização.

Você pode utilizar as informações coletadas pela plataforma em suas campanhas de retargeting, no analytics, business inteligence, lookalike, para segmentar seu público de acordo com os interesses e perfil de navegação, além de outras diversas possibilidades. 

Basta compreender as informações que recebe e incorporar a facilidade tanto em suas campanhas de e-mail marketing, como em sua estratégia digital.

Mas não esqueça, você não deve confundir a DMP com a DSP (demand side plataform), a plataforma de gerenciamento de dados serve para coletar, armazenar e organizar os dados, já a DSP funciona no processo de compra de mídia.

Ficou com alguma dúvida sobre a plataforma de gerenciamento de dados? Já está considerando contratar uma DMP para otimizar suas campanhas de e-mail marketing?

Analise o cenário do seu negócio e, sempre que precisar, conte com a gente!

 

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