E-mail transacional: você sabe como usar essa estratégia? - All iN

E-mail transacional: você sabe como usar essa estratégia?

Quando pensamos em um e-mail transacional, é comum que associamos ele aos e-commerces, já que esse tipo de negócio é o que mais utiliza essa estratégia.

 

Entretanto, não precisamos nos prender apenas às vendas. Blogs, portais e outros tipos de sites também podem implementar o e-mail transacional em seu planejamento de marketing, para melhorar o relacionamento com seus visitantes, fidelizar seus clientes e dar um up em seus índices e relatórios.

 

É importante, no entanto, entender a necessidade do e-mail transacional. Esse tipo de mensagem, sendo uma resposta imediata a uma ação do usuário, pode estar presente tanto no início do contato com o cliente quanto no fim – na confirmação de uma compra, por exemplo. Essa estratégia é utilizada para automatizar seu relacionamento com o visitante, torná-lo mais próximo e ajudar a fidelizar o cliente.

O que é e-mail transacional?

O e-mail transacional é, basicamente, uma comunicação que o lead recebe após alguma ação.

Então, seguindo a lógica do e-mail transacional:

  • Se o cliente realizou um pedido, recebe uma confirmação por e-mail; 
  • Se fez uma compra, o e-mail transacional envia o recibo; 
  • Caso o cliente tenha baixado um e-book, é enviado um agradecimento ou uma sugestão de conteúdo complementar ou relacionado.

Dessa forma, agradecimento de compra, resposta de dúvidas, alertas de serviço: tudo isso tem a ver com o e-mail transacional.

A estratégia é tida como um canal direto e efetivo com o cliente, já que, diferente do e-mail marketing, é enviado especificamente para um cliente, de forma personalizada, e em resposta exata a sua ação.

Além disso, ao deixar de enviar um e-mail marketing promocional, por exemplo, você apenas não cria chances de conversão com o lead. Porém, ao deixar de enviar um e-mail transacional de confirmação de pedido, você prejudica a imagem da sua empresa, criando dúvidas sobre a sua segurança e credibilidade, fazendo com que dificilmente ele volte a comprar com você.

Vantagens de implementar o e-mail transacional

Existem diversas vantagens na implementação de um e-mail transacional no fluxo de e-mails para as suas bases. Abaixo, listamos algumas delas:

Contato personalizado

Diferente de outros tipos de comunicação, o e-mail transacional é um contato personalizado com o seu cliente. Além de fazer o consumidor se sentir VIP pela exclusividade do recebimento do e-mail (nominal, enviado especialmente após sua ação), faz com que ele se sinta seguro quanto a sua empresa.

Ao receber notificações de boas vindas, emails do andamento do pedido e troca de senhas, o visitante sente-se assistido pela marca e entende que, caso ele precise, o contato será feito de forma mais fácil, já que a empresa está em contato direto.

Dificilmente se torna SPAM

Os e-mails transacionais dificilmente se tornarão SPAM se, claro, seguirem as boas práticas. Esses e-mails fazem parte de uma mesma estratégia, então, devem ter comunicações parecidas e vislumbrar um mesmo objetivo.

Vale ressaltar, ainda, que o envio do e-mail transacional deve ser feito pela mesma rede IPs que os disparos tradicionais, já que eles devem ter a mesma reputação.

Melhora nas conversões 

Com os e-mails transacionais, você consegue obter uma maior credibilidade com os seus clientes, já que a sua empresa está presente em todas as etapas de compra. Assim, o usuário pode se sentir mais confiante para realizar uma nova compra futuramente.

Clientes confiantes

O seu cliente recebe todos os dados de sua compra e informações sobre a empresa e/ou pedido, então, sente-se seguro quanto a credibilidade da marca, o que ajuda na fidelização de clientes.

Otimização do tempo

Com a automação dos e-mails transacionais, você e sua equipe economizam tempo e podem trabalhar em outras estratégias.

Análises assertivas

Analise seu negócio e entenda quais os benefícios cabem à empresa. É importante adicionar o e-mail transacional por ser um canal direto com o seu cliente, em resposta a uma ação dele que provavelmente ele um retorno. Os benefícios de implementar o e-mail transacional em sua estratégia podem ser inúmeros, como, credibilidade, confiança, etc. Porém, é importante que sua equipe esteja organizada e pronta para compreender as vantagens e automações da abordagem.

Exemplo de e-mail transacional

Um exemplo do e-mail transacional é a confirmação de pedido. O e-mail transacional de compra realizada, muitas vezes, vai com a explicação dos canais de atendimento que estão à disposição do cliente, caso ele tenha alguma dúvida.

Como posso utilizar o e-mail transacional?

Como dissemos no início, um dos tipos de negócio que mais usa a abordagem de e-mail transacional são os e-commerces. Isso porque, através do e-mail transacional, você pode enviar comunicações exclusivas aos seus clientes sobre confirmação de cadastro, de compra, de pagamento, recibos, agradecimentos, conforme os dados que recebe em suas análises e relatórios.

Entretanto, não são só os comércios onlines que podem utilizar a estratégia em seu planejamento de marketing. Mas, como um portal vai implementar esse tipo de e-mail?

Vamos dizer que a sua empresa oferece um e-book aos visitantes e, para recebê-lo, é preciso cadastrar o e-mail. Ao cadastrar-se, o prospect recebe o e-book, conforme o prometido.

A partir daí, você pode utilizar a abordagem para começar a nutrir um relacionamento com esse visitante. Experimente enviar um e-mail transacional de agradecimento por ter baixado o e-book e, posteriormente, novos e-mails com conteúdos similares ou complementares ao que ele se interessou, por exemplo.

Como otimizar o e-mail transacional

mulher aprendendo sobre e-mail transacional
O e-mail transacional é uma estratégia muito eficaz para manter um bom relacionamento com o cliente.

Você já percebeu a importância do e-mail transacional e entendeu que ele não pode ficar de fora da sua estratégia, certo? Por isso, para otimizar seus resultados ainda mais, confira algumas dicas para melhorar a experiência do usuário:

Transações em primeiro plano

Você pode adicionar algumas informações em seu e-mail transacional, entretanto, é importante que a resposta da ação esteja em primeiro plano, é a primeira coisa que o seu cliente deve ver, já que esse é o objetivo da comunicação.

Coerência na mensagem

A mesma comunicação que o seu cliente tem no e-mail, deve ter no site, nas redes sociais e em todos os outros canais. Observe se o seu layout, fontes, cores, elementos e linguagem estão de acordo. Lembre-se que o e-mail deve ter uma identificação clara do remetente, no caso, da sua empresa.

Timing perfeito

Esse é o objetivo do e-mail transacional, então, as suas ferramentas e provedores devem estar de acordo com o seu objetivo para enviar o e-mail para o cliente assim que ele praticar alguma ação.

Informações necessárias

Não deixe que nenhuma informação importante falte em seu e-mail transacional. Quando o cliente encontra tudo que ele precisa em uma só comunicação, poupa um novo contato que pode sobrecarregar sua equipe de atendimento e, fica mais satisfeito por já ter resolvido sua dúvida. De qualquer forma, é importante que os canais de atendimento estejam sempre presentes na comunicação.

Móbile

É imprescindível que os seus e-mails sejam responsivos, já que a maioria dos acessos são feitos via celular. Adequando o seu conteúdo ao móbile, você garante que o seu e-mail não ficará para “ver depois” no computador e ser esquecido.

Personalização

Um e-mail transacional automaticamente já é mais personalizado do que um e-mail tradicional, mas tente mostrar ao seu cliente que você está apto para atendê-lo, respondendo rapidamente à solicitação feita.

Implementando essas dicas em seus e-mails transacionais, você aumenta consideravelmente as suas chances de fidelização de clientes.

Fidelização de clientes com e-mail transacional

Utilizando a estratégia de e-mail transacional em seu workflow, as chances de fidelizar o seu cliente é maior. Isso porque, você está contato direto com ele, enviando as comunicações que ele precisa receber e mostrando o quanto você está apto a atendê-lo.

Além disso, como já dissemos aqui, ao receber e-mails transacionais, os clientes sentem-se seguros e confortáveis com a marca, ou seja, a fidelização será muito mais possível utilizando essa estratégia.

Campanhas transacionais da All iN

A All iN tem um recurso disponível em sua plataforma chamada de Workflow. Com esse recurso, é possível enviar mensagens de boas-vindas, informar a aprovação do pagamento, atender solicitações de troca de senhas. Além disso, também é possível automatizar a sua comunicação através de diferentes canais, como: SMS, Facebook Connect, Notificação Push e, claro, o próprio e-mail.

Recursos do Workflow

Alguns recursos disponíveis na plataforma da All iN podem otimizar muito o seu tempo e trabalho. Confira todos eles abaixo:

Filtros por variáveis

Essa filtragem por variáveis podem ser utilizados para fazer uma segmentação das suas comunicações transacionais baseadas em gênero, idade, região, e outras características da sua base de e-mails.

Painel intuitivo

Com esse painel, é possível que você desenhe a jornada que queira realizar com o usuários após uma ação dele, relacionada ao e-mail transacional. 

Filtros por cliques

Com os recursos da All iN, também é possível que você segmente as suas campanhas, baseando-se nos cliques dos usuários desde o primeiro e-mail enviado.

Pós compra 

Através do workflow da All iN, é possível enviar um e-mail para os clientes logo em seguida ao momento que eles realizaram uma compra. Dessa forma, é possível criar o fluxo de comunicação transacional e seguir com o andamento do pedido até a entrega.

E então, gostou das dicas sobre e-mail transacional e como implementá-lo em sua estratégia? Coloque-as em prática e, sempre que precisar, conte com a gente.

Além disso, confira nosso guia de e-mail marketing e o nosso guia da Black Friday!

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