Disparo de e-mail marketing: como aumentar sua entregabilidade

Disparo de e-mail marketing: como aumentar sua entregabilidade?

Sua empresa já realizou campanhas de e-mail que, mesmo com conteúdos ricos e chamativos, não trouxeram os resultados esperados? Pois fique sabendo que a causa pode estar ligada à entrega da mensagem. Para contornar esse tipo de situação e aumentar a entregabilidade, é essencial avaliar como é feito o disparo de e-mail marketing atualmente e criar ações para aumentar o engajamento.

Mas afinal, como fazer isso na prática? Foi pensando nessa dúvida muito comum que elaboramos esse post. Acompanhe e saiba como fazer com que as estratégias de e-mail em sua empresa tenham mais sucesso!

O que é entregabilidade?

Antes de falarmos sobre boas práticas para o disparo de email marketing, é importante que você entenda o conceito de entregabilidade.

Quando se trata de e-mails, há uma série de processos de verificação por quais passa uma mensagem antes de chegar ao destinatário. Entre as etapas estão, por exemplo, a codificação do e-mail antes de ser transferido para a internet e as análises sobre a autenticidade do remetente e sua reputação.

Se a mensagem passar por todas as avaliações, chega a caixa de entrada ou de spam do destinatário. Já as que são reprovadas, ficam barradas e jamais são entregues.

Em linhas gerais, a entregabilidade é um indicador que avalia quantos dos e-mails disparados por uma ferramenta de automação passam por todas as etapas e chegam ao destino final, ou seja, o usuário.

Uma taxa de entregabilidade mínima seria de 95%. Porém, para que as campanhas tenham o melhor desempenho possível, o ideal é que mantenham uma média de 98% a 99%.

Inbox placement

Outro aspecto importante a se analisar no seu disparo de e-mail marketing é a taxa de entregabilidade em relação ao inbox placement. Como você viu, a preocupação primeiramente deve ser com que a mensagem chegue ao destinatário.

E, depois disso, vem a “alocação na caixa de e-mails” – ou inbox placement – que diz respeito ao local onde o e-mail chegou, ou seja, na caixa de entrada ou spam. Como se sabe, ao chegar diretamente na caixa de entrada, a probabilidade de o usuário abrir a mensagem é bem maior.

Como o disparo de e-mail marketing afeta a entregabilidade?

Como dissemos, uma das etapas de avaliação para que as campanhas de e-mail marketing realmente cheguem ao público é sobre a reputação do remetente. Esta afeta diretamente o posicionamento de mensagens nas caixas de entrada dos destinatários e, como consequência, faz com que haja uma taxa de entrega saudável ou insatisfatória.

Para você ter uma ideia, segundo o relatório Sender Score Benchmark 2018, realizado pela Return Path, remetentes com pontuação entre 91 e 100 (maior reputação possível) tiveram 91% de suas mensagens entregues. Já para remetentes com pontuação entre 81 e 90 a taxa caiu para 68% e, no caso de marcas com reputação entre 71 e 80, as entregas de e-mail ficaram em 42%.

Dicas para otimizar a entregabilidade das campanhas

Pelo que mostramos até aqui, você pôde ter uma ideia do quanto o disparo de e-mail marketing pode influenciar no resultado final das campanhas. Porém, com as estratégias certas, é possível otimizar a entregabilidade e, com isso, elevar os resultados das ações de Marketing Digital e da empresa como um todo.

Veja agora algumas dicas de como aumentar essa taxa:

Envio segmentado

O nível de engajamento dos usuários com as campanhas de e-mail das empresas contribui diretamente para o sucesso nas entregas. Quando não há a segmentação correta do público que receberá os conteúdos, a probabilidade de que não haja interesse na abertura ou em realizar o call to action é grande. Ou seja, a interação não acontece conforme as expectativas.

Por isso, antes de iniciar o disparo de e-mail marketing, o primeiro passo é segmentar a base de contatos e direcionar as mensagens de acordo com o perfil e interesses de cada grupo.

Revise constantemente os contatos

É comum que na base de contatos das empresas haja aqueles usuários que nunca nem sequer receberam as mensagens enviadas. Como você pode supor, isso é prejudicial para a taxa de entregabilidade, portanto, é indicado que periodicamente se faça uma revisão do mailing e dos endereços que devem ser desativados.

Esteja atento à qualidade do conteúdo

A relevância dos conteúdos das campanhas de e-mail também está diretamente ligada à taxa de entregabilidade. Por isso, é fundamental ter alguns cuidados e estar atento à qualidade dos materiais enviados aos usuários.

Isso envolve uma série de fatores, como determinadas palavras que é melhor evitar, pontos de exclamação em assuntos, certos tipos de anexos, falta de proporção entre textos e imagem, entre outros.

Escolha o disparador certo

A empresa que irá realizar o disparo de e-mail marketing para o seu negócio deve ser escolhida com toda a atenção. Afinal, nem todos têm servidores ou tecnologias suficientes para garantir uma taxa de entregabilidade satisfatória. Nesse caso, uma má escolha certamente pode comprometer os bons resultados das estratégias.

Realizar o disparo de e-mail marketing de forma eficiente e garantir a entregabilidade das mensagens não é uma tarefa simples. Porém, com o auxílio de empresas e profissionais especializados a estratégia pode trazer excelentes resultados em relacionamentos, vendas e lucratividade.

A All iN conta com uma equipe de profissionais dedicados para analisar sua conta e sugerir as melhores práticas para a melhoria da entregabilidade. Além disso, somos parceiros da Return Path, líder mundial em soluções de e-mail reforçadas por dados, garantindo maior qualidade na entrega por meio de uma certificação exclusiva.

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