Cyber Monday: as melhores dicas para comprar e vender! - All iN

Cyber Monday: as melhores dicas para comprar e vender!

1

A Black Friday está chegando! A grande data para o comércio eletrônico promete descontos atrativos para os consumidores e têm tudo para gerar novos clientes para as marcas que estão prontas para conquistar novos visitantes.

Você já sabe que precisa se planejar, criar uma boa estratégia de vendas e atualizar suas estratégias de comunicação, como as de e-mail marketing, para ter sucesso na campanha, certo? A data é uma das maiores para o varejo e promete sempre alavancar as vendas do comércio.

Porém, se você ainda não se preparou para a Black Friday neste ano e deseja, ainda sim, otimizar suas vendas, procure saber mais sobre a Cyber Monday.

Por isso, vamos falar mais a respeito dessa data, sua importância para o varejo e as ótimas estratégias para utilizar nela.

Vamos lá?

Como surgiu a Cyber Monday?

Falando em grandes datas para o varejo, depois da Black Friday, quem chega para liquidar os estoques e aumentar suas vendas online é a Cyber Monday, que acontece na segunda-feira logo após a sexta-feira da black friday.

A data foi criada em 2005, nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2012. Diferente da Black Friday, onde qualquer lojista pode participar, a cyber monday acontece somente no comércio eletrônico e já movimenta números consideráveis para o varejo. Segundo pesquisas, só em 2017 a “segunda-feira cibernética” movimentou mais de R$ 308 milhões no Brasil.

Como a Black Friday e outras grandes datas comemorativas (como o Natal, Dia dos Pais e Dia das Mães), a campanha está crescendo e tornando-se uma importante data para o varejo online e promete ficar ainda mais popular e ser aderida por todos os comerciantes que pretendem aumentar sua receita através do comércio eletrônico.

E a Cyber week?

Normalmente, a Cyber Monday acontece em apenas um dia (na segunda-feira após a black friday) mas alguns lojistas já têm estendido os descontos para uma semana inteira, chamando de cyber week e movimentando ainda mais as vendas online.

A campanha chega a reduzir os preços em até 80% nos mais variados produtos. Em 2018, segundo uma pesquisa realizada pela Big Data Corp, os maiores descontos foram na categorias de brinquedos (62,01%), roupas e acessórios (28,42%) e eletrônicos (14,06%), sendo, inclusive, uma das categorias mais procuradas.

Tendo em vista todos esses dados, já dá para perceber a importância dessas datas, certo? Por isso, organize-se para queimar seu estoque, melhorar a reputação da sua empresa, alavancar suas vendas e conquistar novos clientes com ofertas atrativas e boas condições de compra.

Cyber Monday para quem deseja comprar

2

Criar boas estratégias para a Cyber Monday e utilizar insights da sua campanha de Black Friday é essencial para otimizar as vendas.

Se você está esperando a Cyber Monday para comprar seus produtos preferidos e com grandes descontos, atente-se a algumas dicas abaixo:

Compare as ofertas

Veja os valores, prazos de entrega, descontos, se a empresa disponibilizou cupons especiais para a data e faça uma boa pesquisa antes de adquirir os produtos que deseja.

A data já oferece descontos, mas é importante comparar antes de comprar para certificar-se que realmente existe um desconto e que você não está caindo na “black fraude” – denominação criada para aquelas empresas que aumentam o preço apenas para diminuir nessas datas.

Atenção a reputação da empresa

Você conhece a marca? Ela tem credibilidade? Como são as suas avaliações na internet? Antes de realizar a sua compra, procure saber se a empresa é confiável e tome cuidado para não ser atraído por ofertas absurdas e fraudes.

Condições de compra

Verifique os prazos, fretes, adicionais, política de troca e devolução ou qualquer variável que pode atrapalhar seu desconto ou suas compras. Nós sabemos que você não pode perder a oportunidade de aproveitar até 80% de desconto nos produtos que deseja, mas é importante estar atento as condições para não cair em fraudes ou ter os seus direitos prejudicados enquanto consumidor.

Itens desejados

Quais são os itens que você deseja comprar? Você tem uma lista de desejos, um valor pré determinado para gastar ou só sabe que vai aproveitar os descontos? Já sabe o que quer, o que precisa ou o que pretende comprar?

Deixe seus produtos preferidos em seu radar para acompanhar a evolução dos descontos e não perder a oportunidade de comprá-los; como na black friday, a cyber monday também movimenta muitos consumidores, então você precisa ficar atento para não ficar sem o produto que deseja.

Rapidez e agilidade

Nessas grandes datas para o comércio eletrônico, tudo acontece muito rápido, por isso, é preciso que você fique atento para não perder nenhuma oportunidade.

Alguns sites, infelizmente, ainda não comportam uma grande quantidade de usuários, alguns produtos têm poucas unidades e existem ofertas limitadas, então, você precisa ser rápido e ágil para aproveitar os melhores descontos, tanto na cyber monday, quanto na cyber week.

Essas são apenas algumas dicas para aproveitar a cyber monday e completar suas lista de desejos com ótimos descontos e boas condições de compra, prepare-se para aproveitar as melhores datas para o comércio eletrônico e fazer suas compras com muita economia!

Cyber Monday para quem deseja vender

3

Planejar e analisar as estratégias é importante para uma Cyber Monday de sucesso!

Agora, se você quer vender, planeje-se e aproveite os dados retirados da Black Friday para alavancar suas vendas na Cyber Monday.

Segundo um levantamento feito pela Big Data Corp, em 2017, 78,42% dos e-commerces aderiram a data, contra 56,7% em 2016. Ou seja, já há alguns anos o comércio eletrônico incorporou a data em seu calendário de ações promocionais e nesse ano não será diferente, não é mesmo?

A perspectiva é que esse número só aumente com o passar dos anos. Pensando nisso, a sua marca está preparada para atingir os consumidores online? 

Acompanhe o nosso checklist e confira o que você precisa para ter sucesso na segunda-feira mais esperada do ano:

Planejamento de vendas

Organize seu estoque, veja quais produtos colocar em liquidação e qual a porcentagem de desconto é relevante para o seu negócio e para os seus clientes.

Como funcionará o prazo de entrega? É importante fazer um planejamento de vendas completo para estar preparado, ainda mais depois da black friday, onde espera-se que você já tenha vendido uma boa quantidade de produtos. Ou seja, é preciso fazer uma projeção de vendas para as duas datas para que não haja nenhum erro durante as ótimas datas para o comércio eletrônico.

Cyber Monday ou Cyber Week?

Qual a mais adequada para o seu negócio? É viável oferecer descontos a semana inteira ou prefere focar em apenas um dia?

De acordo com a opção que você escolher, é preciso adequar tanto o planejamento de vendas, quanto o planejamento digital para atender os seus clientes com excelência.

Planejamento digital

Como a Cyber Monday é logo após a Black Friday, é fundamental que você faça planejamentos distintos e que atenda os clientes que te procurarem nas duas datas.

Discuta com a sua equipe as abordagens mais adequadas, revise suas estratégias, escolha os canais de comunicação que trabalhará: seu site está pronto para receber muitos acessos? Sua estratégia de e-mail marketing está atualizada? Como você aumentará o engajamento nas redes sociais nesse período?

Pense, faça testes, observe, analise, avalie atentamente quais as melhores opções para atrair clientes, converter e ter a oportunidade de fidelizar os clientes após a data.

Trabalhe a reputação

Principalmente nestas grandes datas para o varejo online, é fundamental zelar pela reputação da sua empresa. Trabalhe cuidadosamente para que seus clientes saiam satisfeitos e, quando receber reclamações, trate-as de forma humana e compreensiva.

Seja gentil, sutil e individual com cada cliente, trate-o com exclusividade e mostre o quanto ele é importante para você. A reputação da sua empresa é muito importante e pode ser decisiva na hora de escolher onde comprar. Mesmo que os seus descontos sejam excelentes, se a sua imagem não for adequada, você perderá clientes.

Planeje o E-mail marketing

Você já sabe como fazer e-mail marketing e como incorporá-lo em sua estratégia de Cyber Monday? Caso não, é fundamental que você aprenda e utilize as estratégias de e-mail marketing em seu negócio, principalmente durante a Cyber Monday.

Se você já faz uso do e-mail marketing, entenda se a estratégia atende o seu público. Por isso, faça um bom planejamento, invista em sua régua de relacionamento, personalize, segmente, opte por utilizar a automação para facilitar seu trabalho. Além disso, trabalhe com outras abordagens, como o remarketing, analise minuciosamente seus índices e entenda o que pode mudar, o que melhorar e o que deixar de lado.

Mas, por que estamos falando de e-mail marketing?

Quando você trabalha com essa estratégia, você obtém dados valiosos sobre os seus clientes. É possível saber, por exemplo, quais os interesses do seu público, qual a região do Brasil que mais acessa o seu site, quais são os produtos preferidos dos visitantes, dentre outras várias opções que são possíveis captar através da análise dos seus relatórios de e-mail marketing.

Além disso, utilizando essa abordagem, você pode trabalhar com remarketing, que é uma ótima opção para a Cyber Monday. Por exemplo, se um consumidor visitou um produto específico durante a Black Friday e não concluiu a compra, na Cyber Monday você tem uma nova oportunidade para conversar com esse visitante.

Agora que você já tem importantes dados sobre esse consumidor, já sabe o que ele procura, tem um canal de contato direto com ele e tem uma nova oportunidade de conversão, é hora de aproveitar o poder da cyber monday para conquistar um novo cliente.

Esse é apenas um dos exemplos dos benefícios de aderir a cyber monday e, principalmente, de trabalhar com estratégias de e-mail marketing. Lembre-se: é importante ficar atento aos relatórios e acompanhar a jornada de cada consumidor dentro do seu site.

Gostou de saber mais sobre a Cyber Monday? Adicione a data em seu planejamento de grandes campanhas para o varejo online e prepare-se para atrair novos consumidores, aumentar suas vendas e conquistar novos clientes com o poder da segunda-feira cibernética.

Alinhe as expectativas e as projeções de vendas e mercado para a Black Friday e para a Cyber Monday – ou Cyber Week -, planeje-se e esteja pronto para ser um sucesso de vendas em duas das maiores datas comemorativas para o comércio eletrônico.

Ah, e não esqueça, sempre que precisar, conte com a gente, estamos sempre disponíveis para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *