Como recuperar um cliente inativo através de e-mail marketing | All iN

Como recuperar um cliente inativo através de e-mail marketing

Para ter sucesso em uma campanha de marketing digital, devemos focar em atrair novos clientes. Mas é fundamental reter ou recuperar clientes antigos que já conhecem sua marca ou já compraram alguns produtos da sua empresa.

Uma dica importante para conquistar a atenção do seu público é investir em conteúdo de qualidade para divulgar as novidades de determinado produto ou serviço. O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para resgatar ou reativar clientes inativos.

Muitas vezes, o cliente se interessou pela sua empresa, mas acabou não finalizando a compra por falta de interesse ou oportunidade. A boa comunicação é extremamente relevante para atrair o interesse desse público e fazer com que ele lembre-se da sua empresa.

Vale ressaltar que, ao contrário dos clientes ativos, os destinatários inativos não trazem resultados positivos para as ações. Isso porque eles geralmente não abrem as mensagens e não clicam nos links, diminuindo as visualizações e possibilidade de retorno.

Como reativar clientes inativos?

Uma boa estratégia para fazer um trabalho focado na recuperação de clientes inativos é criar listas separadas de destinatários. Com isso, é possível segmentar as mensagens e escrever textos mais eficazes. Essa separação de listas pode ser feita a cada três ou seis meses, por exemplo, levando-se em conta os clientes ativos (que clicaram em suas mensagens) e os inativos (que não abriram o e-mail).

Depois de ter as listas separadas, você não precisa deletar os clientes inativos. Ao contrário, esse é o momento de criar mensagens que despertem o interesse desse público.

Como fazer e-mail para clientes inativos?

O objetivo principal do e-mail marketing para usuários antigos é resgatar e fortalecer o relacionamento. O texto para clientes inativos pode oferecer vantagens exclusivas, descontos, pedir atualização de cadastro ou até mesmo pedir a opinião do cliente sobre sua marca.

Com a identificação dos clientes inativos, você pode mapear o histórico deles e analisar em que momento ele deixou de interagir com sua empresa ou quais foram os itens mais buscados por eles. A partir disso, é possível pensar em estratégias mais direcionadas, criar soluções personalizadas e um script para recuperar clientes inativos.

Exemplo de e-mail de vendas

Vamos imaginar que você é dono de uma loja especializada em animais de estimação e o e-mail marketing é sua única forma de comunicação com um cliente antigo.

A última compra desse cliente foi uma ração para filhotes de cachorro, há mais de três meses. Uma boa estratégia para reter esse consumidor é enviar mensagens com dicas para cada fase de vida do animal e produtos específicos para a atual idade do cãozinho. Reconquiste o interesse do consumidor com ofertas e descontos.

O segredo para manter o relacionamento com um cliente inativo é usar bem as informações sobre ele para despertar seu interesse.

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