Como impactar de vez os usuários no pós-venda? - All iN

Como impactar de vez os usuários no pós-venda?

Segundo um levantamento do E-commerce Brasil, reter clientes pode custar até 5 vezes menos do que prospectar novos. Outro dado interessante é que iniciativas de fidelização, as quais incluem estratégias de pós venda, podem ser responsáveis por um incremento de 25% a 85% no lucro das empresas. 

Ou seja, criar estratégias para encantar o consumidor do início ao fim da jornada de compra pode ser sinônimo de fortalecimento de marca e aumento na rentabilidade.

Porém, mais do que garantir que esse esteja bem informado sobre como utilizar um produto ou serviço, a empresa deve mostrar que está disposta a ouvir e auxiliar o cliente a obter os resultados desejados. 

Vamos entender agora como tornar a sua etapa de pós venda ainda mais eficaz!

Como criar um pós venda realmente encantador?

A partir do momento em que uma organização investe em estratégias de pós venda com o objetivo de manter um bom relacionamento com sua base de clientes, ela começa a ser lembrada sempre que esses precisarem de um produto ou serviço. Isso quer dizer que a experiência de compra pode ser mais importante do que os custos de um produto ou serviço.

Saiba como impactar seus clientes por meio de um pós venda memorável a partir das nossas dicas.

1. Agradeça a escolha

Em uma realidade onde os consumidores estão cada vez mais exigentes e a concorrência só aumenta, ser escolhido por um cliente é um motivo para agradecer. E é justamente isso que o pós venda deve fazer.

Depois que o consumidor realizar uma compra, entre em contato pelos canais de relacionamento de preferência, como e-mails ou WhatsApp, por exemplo, com uma mensagem de agradecimento.

Aproveite também para valorizar a sua marca e mostrar ao cliente que ele fez um excelente negócio.

2. Mantenha contato

A fidelização de clientes deve ser composta de estratégias que os lembrem constantemente da marca e suas soluções. Portanto, é fundamental que o pós venda mantenha contato periodicamente, e não só quando quiser oferecer uma nova solução ou bater alguma meta.

Pelo contrário, para que o cliente sinta-se valorizado, é importante manter contatos de cortesia para saber se tudo está correndo bem, realizar pesquisas de satisfação, enviar mensagens em datas importantes, entre outras ações. 

3. Cumpra com o que foi prometido

A transparência é fundamental para organizações que pretendem fidelizar clientes. Como se sabe, o consumidor anda bem informado e não espera nada menos do que a excelência em relação à sua experiência com uma marca. E isso inclui um atendimento honesto desde o início do contato até o pós venda.

Caso contrário, se a empresa for desonesta com o cliente, prometendo algo que não possa cumprir, além desse não voltar a fazer negócios, ainda pode espalhar o mal atendimento aos seus conhecidos. Como é de se imaginar, isso prejudica a imagem da marca no mercado.

Desse modo, sua organização deve ser o mais transparente possível. Caso o produto oferecido não seja exatamente aquilo que o consumidor procura, não tente enganá-lo.

Ou, se não puder realizar uma entrega no prazo em que ele precisa, explique que isso não será possível, mas que tentará agilizar a questão o mais rápido possível. O que vale, nesse caso, é a honestidade.

4. Ofereça benefícios

Quem não gosta de ser lembrado de forma exclusiva por meio de um agrado? Certamente isso inclui seus clientes. Por isso, uma estratégia de pós venda que faz o consumidor sentir-se especial é oferecer benefícios, que não necessariamente significam promoções.

Aliás, esse deve ser um momento para usar a criatividade e criar ações realmente memoráveis, como convites para eventos, cupons de desconto, experiências com empresas parceiras, envio de conteúdos de valor, e tudo mais que faça o consumidor sentir-se, de fato, especial.

5. Inspire-se em quem sabe o que faz

As grandes marcas certamente não chegaram onde estão à toa. Elas sempre tiveram uma estratégia de vendas, e de pós vendas, bem definida. 

Além disso, conforme o mercado e o consumidor vão mudando, inovam suas ações e mais uma vez tornam-se referências. Portanto, podem servir como fonte de inspiração para empresas que querem seguir o mesmo caminho. 

Esse é o caso da Amazon, maior loja online do mundo. Hoje, mais de 300 milhões de consumidores optam pela empresa. E os motivos para isso são vários. Entre eles está um pós venda impactante, que faz o cliente ter a certeza de que fez um bom negócios quando precisa resolver algum assunto.

Um ótimo exemplo é o atendimento telefônico da marca. Por meio dele, o cliente tem a opção de digitar seu número de contato e automaticamente recebe uma ligação da empresa. Ou, ainda, pode agendar a ligação do atendente se considerar mais conveniente.

Somente por meio dessa estratégia, a Amazon faz o consumidor se sentir valorizado, já que esse não precisa perder tempo, dinheiro com tarifas telefônicas e nem realizar esforços para ter o seu problema resolvido. Inclusive, a resolução pode se dar no horário que julgar adequado. 

6. Invista em recursos tecnológicos

A tecnologia é capaz de otimizar todos os setores de uma empresa, incluindo o pós venda. Para manter contato com os clientes e torná-los fiéis é possível, por exemplo, criar campanhas de e-mail marketing totalmente direcionadas às suas características e interesses.

A plataforma da All iN auxilia as organizações a conhecerem o comportamento do consumidor e, a partir daí, segmenta as estratégias de e-mail para que sejam totalmente personalizadas.

A solução permite o envio de mensagens automáticas, como em aniversários e datas comemorativas, além de oferecer outras inúmeras funcionalidades.

Quer saber mais sobre como podemos auxiliar seu negócio a ter um pós venda encantador, que fidelize clientes e traga ótimos resultados em vendas?

Então entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *