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Como criar uma lista de e-mail de sucesso

A construção de uma lista de e-mails qualificada é a chave do sucesso para campanhas de e-mail marketing. No entanto, o desejo de obter muitos assinantes da noite para o dia pode ser uma grande cilada para quem está começando um negócio online. A compra de lista de e-mails, além de ser uma prática criminosa, é altamente prejudicial para a reputação e para a saúde financeira de uma empresa.

Então, como criar uma lista de e-mail de sucesso de forma rápida? Atualmente, o marketing digital é baseado na permissão (opt-in), ou seja, a sua lista deve conter leads que autorizaram o envio de e-mails, seja por meio de redes sociais ou formulários. Manter o público sempre engajado exige uma boa estratégia de marketing digital, que tem como missão entregar conteúdo relevante para a pessoa certa no momento certo.

Apesar da grande influência das redes sociais, o e-mail ainda é uma das ferramentas mais poderosas de comunicação e relacionamento entre empresas e clientes, além de ser uma valiosa moeda de troca no inbound marketing. Saiba como otimizar sua lista de e-mail marketing.

6 dicas para criar lista de emails

 

  • Por onde começar?

Para atrair e converter leads realmente interessados no seu negócio, saiba por que sua empresa precisa aumentar seu banco de e-mails. Para uma empresa criar uma lista de email própria, do zero, é preciso ter em mente de que se trata de um processo que mostra resultados a longo prazo. Por isso, é preciso estabelecer um objetivo para a estratégia de e-mail marketing. Saiba quem são seus clientes em potencial e como sua empresa pode ajudá-los a resolver problemas, adquirir informações ou tomar decisões.

A criação de personas (representações fictícias do cliente ideal) bem definidas é fundamental para determinar o estilo e tipo de conteúdo necessário para alcançar metas. Além disso, a persona auxilia a definir assuntos e temas de campanhas, favorecendo a entrega da mensagem certa no momento mais oportuno.

 

  • Aposte em conteúdos de alta qualidade

Capriche na hora de elaborar seu conteúdo. Quanto mais valioso, útil, bem escrito e impactante for a mensagem, mais o leitor se encantará — e não hesitará em compartilhá-lo com seus contatos! Títulos chamativos, call-to-action, conteúdos em diferentes formatos (vídeo, texto, imagem, gif) e objetividade são essenciais para atrair o leitor.

 

  • Crie ofertas interessantes

Para atrair novos usuários, ofereça materiais relevantes de acordo com a preferência de cada um. Se a persona for alguém que passa muito tempo lendo artigos de blog, um ebook ou um white paper pode ser uma ótima solução. Por outro lado, se o cliente prefere um material mais visual, o ideal é oferecer webinars, podcasts e infográficos. Não há uma fórmula pronta: somente por meio de testes é possível verificar qual formato de conteúdo é mais apropriado para a persona em questão.

 

  • Revitalize listas antigas

Se o seu negócio online já existe há um bom tempo, é possível que o banco de e-mails esteja desatualizado. Ofereça propostas envolventes e estabeleça um diálogo com estes clientes “perdidos”, a fim de revitalizar o mailing. Aposte em uma estratégia opt-in para melhorar suas ofertas e aumentar as chances de seu e-mail ser compartilhado por pessoas que estão fora do seu banco de dados atual.

 

  • Transforme visitantes em leads

As landing pages são essenciais para captar clientes, promover a conversão e trazer resultados. A página de captura desempenha um papel crucial no marketing de conteúdo. O formato desse conteúdo consiste em uma oferta, um formulário e um call-to-action. A landing page deve ser otimizada para as ferramentas de busca (SEO) e contar com um conteúdo objetivo e convincente.

 

  • Utilize mídias sociais e promova parcerias

Promova conteúdos que exijam endereço de e-mail no Twitter, Facebook, LinkedIn, Pinterest e outras plataformas. Pesquise e descubra quais são as ferramentas mais indicadas para seu público e tipo de negócio. Saiba em quais redes sociais sua persona mais passa tempo navegando para montar uma campanha assertiva e eficiente.

Se você tem um blog, busque parcerias (guest post) para estabelecer laços e aumentar as chances de atrair novos clientes.  Execute uma promoção para coletar novos endereços para incrementar sua lista de e-mail marketing em um site parceiro ou em uma newsletter que atinja um público novo e qualificado.

A melhor forma de conseguir lista de e-mails é por meio de um contínuo trabalho de relacionamento com o cliente, entregando conteúdos de valor frequentemente. Construir uma rede de contatos exige pesquisa, planejamento e estratégia. Foque nos objetivos da sua empresa e aproveite esse poderoso canal de comunicação para aumentar suas vendas e conquistar novos clientes.

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