Com gestão de base Lança Perfume aumenta 90% a conversão no canal e-mail

CASE: Com gestão de base Lança Perfume aumenta 90% a conversão no canal e-mail!

Entender o comportamento do seu consumidor é tarefa fundamental para melhorar a performance dos e-commerces. Através de segmentações de usuários mais ativos e inativos, automações de relacionamento e regras comportamentais, as lojas virtuais podem aumentar sua taxa de conversão, incentivando clientes indecisos a efetivaram sua compra e ainda, aumentar o engajamento com a base, gerando mais confiança na marca.

Não basta, no entanto, ativar algumas dessas funcionalidades e não acompanhar de perto como cada campanha está performando a partir da base utilizada e seu comportamento. Além disso, é necessário traçar um plano eficaz para ativar cada público. Esse era o caso da Lança Perfume, marca de moda brasileira criada pela La Moda em 1986, com uma posição expressiva no mercado com 24 lojas próprias e mais de 2.000 pontos de vendas em todo o Brasil.

A marca já possuía o envio de e-mail marketing há 5 anos, porém usavam apenas as automações e segmentações básicas nas suas bases nos envios de e-mail. Desde Agosto de 2017, o e-commerce de moda apostou na melhora dos resultados através da contratação da área de Estratégia e Operações da All iN, que possui uma larga expertise em atender grandes clientes de diversos segmentos.

O primeiro passo realizado foi cuidar das bases de contatos. No começo do trabalho, a Lança Perfume utilizava segmentações básicas de engajamento, ou seja, dividia seus contatos em ativos e inativos. Analisando o momento de compra e recompra do cliente, a área de estratégia e a marca, resolveram adicionar outras segmentações, semi_ativos, comportamental, e cadastro quente (quem fez cadastro nos últimos 180 dias e realizado mais de 1 compra). Aliada a essa incrementação das segmentações, criaram uma rotina de envio, o que garantiu que todos os grupos sempre fossem impactados pelas comunicações da marca de forma constante.

Trabalhar as segmentações de modo a deixá-la cada vez mais personalizada de acordo com o momento do cliente, faz toda diferença para quem quer impactar os clientes e aumentar a performance dentro do canal de e-mail. O momento em que estamos vivendo é o de regras cada vez mais personalizadas e conteúdo que tenham relevância para o cliente. Estamos saindo macro e entrando na abordagem micro comportamental.

Recriar segmentações mais elaboradas e constância nos envios, fortaleceu a reputação da marca perante os provedores de e-mail, o que melhorou a entregabilidade da Lança Perfume e ainda gerou maior interação dos clientes nas campanhas, com um aumento de 10% da base de ativos

Uma estratégia simples de parcelamento da base de inativos e disparo para cada parcela semanalmente, ajudou a marca a recuperar contatos que estavam em stand-by. No primeiro mês conseguimos recuperar, 3,68% da base inativa.

Com o mix de ajustes nas segmentações, frequência de disparos constantes e reguladas conforme a interação das bases diversificando o conteúdo, a participação de vendas do canal de e-mail no e-commerce da marca sofreu reflexos positivos. A marca contabilizou um aumento de receita em quase 90% e o e-mail fechou o período com participação em 30% no valor total das vendas.

Jaqueline, analista da equipe de estratégia afirma:

“O canal de e-mail tem algumas peculiaridades que requerem mais atenção do que outros canais do e-commerce. O cuidado com base é com certeza uma delas. Trabalhar bases engajadas e analisar o crescimento destas é uma das grandes chaves para o sucesso do canal.

É importante segmentar as bases e identificar constantemente os públicos que são mais engajados e os que são menos engajados. Entender qual é o potencial da base e fazer um planejamento eficaz de crescimento, desenvolvendo estratégias para obter mais cadastros e reengajar os usuários inativos, esse canal pode ser um termômetro de resultados das suas comunicações com o público – seja com conteúdo, oferta, horário, assunto e discurso.

Essas ações o ajudarão a criar filtros e estratégias para entregar somente o que é relevante para o usuário final.”

O sucesso no canal e-mail marketing depende do cuidado constante das comunicações com a sua base e como você as trata. Dessa forma, quanto mais assertiva forem suas segmentações, filtros e réguas de automação, melhor será seu resultado.

Os resultados dessas ações são confirmados pelo o Eduardo, analista de Marketing da Lança Perfume:

“A Allin tem sido um parceiro essencial para o desenvolvimento dos projetos da Lança Perfume. Com a parte de estratégia, montamos análises e projetos focados nos pontos fortes e fracos da marca para atingir sempre o melhor resultado. Insights e conselhos são sempre fornecidos e explicados com base na vasta experiência com outros clientes, que além de nos ajudar, conseguimos ter a certeza de que podemos ir mais longe.”

Quer saber mais sobre as opções da equipe de Estratégia da All iN? Entre em contato com estrategia@allin.com.br

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