Campanha de natal: dicas para uma ação de marketing ideal! - All iN

Campanha de natal: dicas para uma ação de marketing ideal!

1

Há quem acredite que o ano para o varejo acaba na Black Friday. Porém, isso não é verdade. O Natal, mesmo sendo no final do ano, é um ótimo momento para vender seus produtos e/ou serviços.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ebit, em 2018, os comércios eletrônicos faturaram R$ 9,9 bilhões na data, o que representa um crescimento de 13,5%, em relação ao ano anterior.

As duas datas (Black Friday e Natal) são campeãs de vendas, sempre prometem alavancar os negócios das empresas e contribuir para que as contas fechem o ano no verde. Pensando nisso, é possível utilizar as duas campanhas para conhecer ainda mais o seu cliente, expandir a imagem da sua marca, consolidar a sua credibilidade nas redes e ter um sucesso de vendas.

Também é possível trabalhar as duas datas separadamente ou em conjunto, já pensou sobre isso? Quando a Black Friday acaba, é fundamental que o seu planejamento de marketing e sua campanha de Natal já esteja completamente definido e pronto para entrar em ação.

E aí, como está o planejamento da sua campanha de natal? Você já sabe quais ações de marketing engajam o seu público? Como conquistar mais visitantes? Como converter em uma data tão importante para o varejo?

Se você ainda não tem respostas para essas perguntas, nós te ajudaremos com isso! Confira abaixo algumas dicas de como se preparar perfeitamente para a campanha de natal da sua empresa.

Campanha de natal: vale a pena?

2

Analise as oportunidades e descubra se, para o seu negócio, vale a pena investir na campanha de natal.

Vale sim e, para o varejo, vale ainda mais Lembre-se que nessa data, muitos aproveitam o recebimento do 13º salário para comprar seus presentes e presentear amigos e familiares.

No entanto, mesmo que as pessoas estejam dispostas a comprar, elas jamais deixam de procurar ofertas e opções mais práticas para realizar suas compras, então, o ideal é se planejar para para conseguir atrair e converter na sua campanha de natal.

Além disso, esteja preparado, pois existem diversos tipos de consumidores e é importante que você consiga atender a todos com suas particularidades. Dessa forma, independente do seu tipo de negócios, entenda que:

1- Muitas pessoas optam por comprar antecipadamente

Tudo isso para não deixar ficar em cima da hora ou correr o risco de perder alguma promoção específica. Então, trabalhe sua campanha de natal com uma boa margem de antecedência para conseguir atingir esses consumidores que gostam de realizar suas compras com calma e tranquilidade.

2- Muitas pessoas, ao contrário, compram muito perto da data

Uma outra parte do público acaba comprando muito próximo da data ou no próprio dia e procuram as opções mais práticas e rápidas. Ou seja, é preciso estar preparado para atender esses clientes que estão a “beira do desespero” e proporcionar experiências objetivas, sem perder a qualidade, claro.

3- Algumas optam por e-commerces

Alguns consumidores optam pelos e-commerces pela facilidade, por isso, é fundamental que o seu comércio ofereça essa praticidade.

Como está seu planejamento de vendas para a campanha de natal? Os seus prazos estão justos e serão atendidos com excelência? A sua equipe de atendimento está bem preparada? Seu site está pronto para receber diversos acessos simultâneos? É imprescindível pensar em todas essas questões para oferecer uma experiência completa e agradável ao seu cliente.

Muitas pessoas (para não dizer a maioria), adoram presentear seus amigos, parentes e até a si mesmos, então, prepare suas ações de marketing de natal.

5 dicas para colaborar com a sua campanha de natal

Agora que você entende os tipos de consumidores que podem chegar até você durante a campanha de natal, confira 6 dicas para te ajudar nesse planejamento.

1 – Sugira presentes

Que tal criar uma página especial para sugerir presentes? Como a data é comemorada pela grande maioria das pessoas, o público potencial é muito mais amplo do que em outras comemorações e você pode sugerir lembranças para todo tipo de público.

Além disso, você também pode utilizar os dados que coletou dos seus clientes durante todo o ano e, inclusive na black friday, para segmentar suas sugestões e ser mais assertivo.

2 – Entre no clima natalino

Adote a decoração natalina em suas redes sociais, site, canais de comunicação e crie uma boa campanha imagética para a data. Mostre que a sua marca está engajada na comemoração e quer despertar o espírito natalino que há em seus clientes.

Muitas pessoas sentem-se sensibilizadas e reflexivas nesse período, então, quando for criar sua campanha de natal, pense nas pessoas. Crie para engajar, emocionar, contar histórias e sensibilizar. Humanize sua marca!

3 – Faça sorteios e promoções

Essa é uma ótima opção, principalmente no Natal. As pessoas estão procurando presentes e trabalhando para encaixá-los em seu orçamento, um sorteio ou promoção anima seus clientes e acaba despertando ainda maior interesse pelas compras.

Aproveite para engajá-los, de forma orgânica ou paga, e trabalhar com as promoções principalmente via e-mail marketing.

4 – Use a criatividade

Além do clima natalino em seus canais, é importante usar a criatividade para atrair ainda mais clientes nesse período. Planeje suas ações de marketing baseadas nos interesses dos seus clientes e na imagem da sua marca.

Confira alguns interesses comuns dos clientes em geral e estratégias que você pode usar para atraí-los ainda mais:

Influencers

O seu público é fiel a influenciadores? Fazer um estudo sobre influencers com potencial de atingi-los é essencial. Afinal, a data é mais do que propícia para aproveitar esse tipo de estratégia. 

Uma dica valiosa são os sorteios com prêmios especiais, como descontos exclusivos. Além de captar o interesse de possíveis consumidores, você garante uma boa divulgação da campanha e da marca.

Lista de desejos

Disponha de uma lista de desejos em seu site, dê a oportunidade dos seus visitantes adicionarem os produtos que desejam em uma página e, posteriormente, trabalhe esses produtos com esses clientes de uma forma mais atrativa.

Redes sociais

Trabalhe incansavelmente em suas redes sociais para atrair novos visitantes e leads. Entenda quais são os interesses do seu público em potencial e aproveite as redes para conquistá-los de forma descontraída em sua campanha de natal.

Aproximação com a marca

Seus clientes se aproximam de você? Se sim, dê dicas de presentes, fale sobre o espírito natalino, conte histórias, lembre-se que se você for diretamente para o “compre agora”, dificilmente conseguirá converter. É preciso sempre conquistar o visitante antes de vender.

Se não, busque um bom storytelling e entre mais em contato com eles, mesmo que seja pelas redes sociais. Com uma boa jornada de compra, os visitantes podem virar  consumidores de uma forma mais rápida.

Use o e-mail marketing

Você trabalhou muito para atrair diversos leads, agora é hora de se relacionar com eles! Crie boas estratégias de e-mail marketing, planeje seu calendário antecipadamente, capriche em sua régua de relacionamento e não esqueça da segmentação para a sua campanha de natal.

Normalmente, as ações de marketing de natal começam 1 mês antes, então é importante se planejar para que sua campanha saía como o esperado.

Lembre-se que a data é uma ótima oportunidade de vendas, então, trabalhe com ofertas, combos de produtos, cupons de descontos e tudo o que for viável para a sua empresa e para o seu cliente, sem esquecer a identidade da sua empresa.

Capriche nos elementos textuais, imagéticos e em uma boa régua de relacionamento que converse com os seus clientes na campanha de natal. Além disso, você também pode usar os dados que coletou até então para oferecer produtos para o seu lead ou sugerir presentes, mas para isso, é fundamental que tenha uma boa estratégia de e-mail marketing bem definida e impecavelmente organizada.

Lembre-se: sua campanha de natal acontece apenas uma vez por ano, então você não pode perder nenhuma oportunidade.

5 – Faça uso de ações exclusivas para a campanha de natal

Como falamos, o Natal é uma data importantíssima para o varejo, então, você pode (e deve) criar ações exclusivas e criativas para a data.

Que tal experimentar uma página de ofertas? Algumas marcas já adotaram a prática e pode ser uma boa opção para o seu negócio. Crie uma página exclusiva para as ofertas de natal, mostre as condições especiais que a sua empresa está proporcionando na data e dê cupons especiais para a comemoração.

Você também pode experimentar criar uma landing page para atrair visitantes e coletar leads, ofereça descontos e frete grátis para quem fornecer o e-mail, por exemplo.

Além disso, você pode investir em opções de mídia paga para a sua campanha de natal. Além do convencional investimento nas redes sociais, por exemplo, você pode procurar novas opções para atrair ainda mais clientes e facilitar o trabalho de conversão.

A sua empresa está com a campanha de natal preparada?

3

Se a sua empresa não está preparada para a campanha de natal, aproveite para analisar os seus clientes e as oportunidades com nossas dicas.

Agora que já te passamos dicas importantes para o planejamento da sua campanha de natal, é hora de saber se a sua empresa está realmente preparada. 

Você já sabe quais produtos colocar em oferta? Ou o que vende mais? Você tem uma ideia ampla do que os seus consumidores procuram? É fundamental entender essas necessidades.

Para te ajudar com isso, confira as categorias mais vendidas no Natal de 2018, segundo a pesquisa Ebit:

  • Eletrodomésticos 14,4%;
  • Perfumaria e Cosméticos 10,4%;
  • Moda e Acessórios 10,1 %;
  • Casa e Decoração 9,8%;
  • Telefonia/Celulares 7,6%;
  • Livros 7,4%;
  • Saúde 6,3%;
  • Informática 5,1%;
  • Esporte e Lazer 5,1%;
  • Eletrônicos 3,8%.

Essas foram as categorias mais vendidas em 2018, entretanto, é importante ressaltar, como dissemos anteriormente, que o Natal é uma data extremamente ampla, então, é possível vender produtos para todos os tipos.

Mesmo que o seu cliente não seja participante ativo da comemoração, é possível que ele presenteie algum amigo ou participe do amigo secreto da empresa, por exemplo. Portanto, é extremamente possível alavancar suas vendas no período, mesmo que o seu serviço ou produto não esteja listado nas categorias acima.

Para isso, como dissemos anteriormente, é fundamental basear suas ações de marketing nos interesses dos seus clientes e visitantes.

Procure sempre conhecê-los bem, utilize os dados que coletou nas campanhas anteriores, como a Black Friday, seja específico em suas segmentações, entenda quais estratégias engajam mais os seus leads e acompanhe seus relatórios constantemente, eles podem te dar dados valiosos e te ajudar a analisar o que está dando certo em sua campanha e o que pode ser melhorado.

Além disso, claro, procure ferramentas que podem te ajudar a otimizar suas campanhas e, principalmente, o seu tempo e recursos para que a sua equipe esteja disponível para focar no que é mais importante: o seu cliente.

E, então? Está preparado para a campanha de natal? Se precisar de ajuda com sua parte de e-mail marketing, você já sabe, não é?

Conte com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *