Black Friday: 5 dicas para um layout campeão em vendas - All iN

Black Friday: 5 dicas para um layout campeão em vendas

Também conhecida como sexta-feira negra pelos brasileiros, a Black Friday começou nos Estados Unidos e hoje se estende pelo resto do mundo, com o propósito de fomentar o comércio de milhares de produtos em diversos departamentos por meio de grandes ofertas.

De acordo com dados do Computer World em outubro de 2018, o faturamento previsto para as lojas online durante a Black Friday deste ano será de R$2.43 bilhões de reais, um aumento de 15% comparado aos dados do ano passado.

Grande parte dessas vendas está relacionada ao bom e velho e-mail marketing, que por ter um amplo alcance e formato flexível, torna-se um dos principais canais para alavancar as vendas do e-commerce nesta data.

Contudo, é de extrema importância que boas práticas sejam exercidas para obter melhores resultados, garantindo que o layout de sua campanha seja funcional e livre que quaisquer transtornos que possam prejudicar a performance desse canal cheio de potencial. Uma vez que o evento é único e aguardado por milhões de consumidores, um pequeno erro ou falta de conteúdo relacional pode se tornar uma perda incalculável.

Para isso, certifique-se que a criação de seu layout esteja no controle e atinja o público de maneira correta. Como? Iremos te ajudar com essas 5 valiosas dicas para desenvolver um html campeão em vendas na Black Friday.

digitando

1. Crie um storytelling com seus htmls

Imagine que você criou uma régua de relacionamento para usuários inativos – que não abrem suas comunicações há mais de 60 ou 90 dias e outra para usuários ativos durante a Black Friday. O ideal é que todas as comunicações durante o tempo de funcionamento das automações, tenham uma mesma linha raciocínio. Isso quer dizer: tome cuidado para não misturar outros temas como “aniversário da loja” ou criar campanhas gerais para toda a base que não fazem menção a data, pois isso pode confundir seu cliente e até gerar um desconforto com descontos diferentes do anunciado.

2. Transmita a identidade da campanha em sua arte

Provavelmente você já reconheceu uma certa campanha pela paleta de cores utilizada, não é? Pois bem, com a Black Friday não é diferente. A identidade da mesma é facilmente vista e compreendida em qualquer tipo de mídia, seja ela online ou offline.

Use e abuse de tons escuros e cores de alto contraste, pois além de remeter a agressividade das ofertas e preços apelativos, convidam o cliente a ter uma imersão total e grande proximidade da campanha em sua navegação.

black_friday_sale_now_open_2010

Apresente também os descontos de forma clara e com maior evidência. Afinal, seus consumidores estão em busca da melhor oportunidade para garantir seus produtos e por isso, vale a pena destacar porcentagens altamente atrativas.

3. Garanta a funcionalidade e usabilidade do HTML

Garantir que seu layout está desenvolvido de forma correta é sem dúvidas o fator primordial para a prática de e-mail marketing. Antes de mais nada, devemos ter absoluta certeza da funcionalidade do HTML nos principais provedores, evitando quebras e bugs indesejáveis.

Equilibre a quantidade de textos e imagens dentro do HTML, pois além de assegurar uma melhor entregabilidade, irá facilitar o carregamento do conteúdo em conexões mais lentas.

E não esqueça de utilizar o atributo “Alt” nas imagens, com intuito de descrevê-las em texto caso estejam bloqueadas ou que não sejam baixadas. 

pc_stress

Segundo pesquisas realizadas pela equipe de Estratégia e Operação da All iN Marketing Cloud, os dispositivos mobiles são responsáveis por 45% das aberturas de e-mail. Com isso, o uso da responsividade, quando possível, torna-se uma arma poderosa para reforçar a usabilidade em qualquer aparelho.

4. Imagem e links: o casamento perfeito

De nada adianta ter um html incrível, com o padrão da sua marca, imagens e textos alinhados e em destaque, sem links. Para aumentar o tráfego na sua loja e converter mais, é fundamental que todas suas imagens tenham um link de direcionamento. Além disso, é preciso cuidar do tagueamento correto dos links escolhidos. Dessa forma, você poderá atribuir corretamente seus acessos ao canal e-mail no seu Analytics, identificando quais banners foram significativos para a conversão, seja direta ou indiretamente.

5. Traga a sensação de tempo limitado

Estima-se que 80% dos consumidores realizam compras impulsivas estimulados pelo o que chamamos de gatilhos mentais de neuromarketing. Já falamos aqui sobre alguns, mas na Black Friday, o gatilho de escassez e urgência são os melhores para ajudar a atingir sua meta de vendas! O primeiro gatilho mostra quantos itens estão disponíveis em estoque, o que pode gerar um impulso maior para aquisição do item. Palavras como “restam apenas..” são excelentes para provocar esse sentimento. O de urgência por sua vez, cria a sensação de tempo limitado. “Somente 24h”, “só hoje”, “você tem 2 horas”, são frases relevantes para serem usadas.

ofertas

Escrito por:  Matheus Stephano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *