Automação de marketing: por que ela é tão importante? | All iN

Automação de marketing: por que ela é tão importante?

Não é difícil justificar a importância dos investimentos em automação de marketing. Ela garante às empresas economia de tempo e de recursos, além de mais eficiência para as atividades.

E, diferentemente do que se imagina, automatizar os processos de trabalho não tem nada a ver com “robotizar” a área de marketing, muito pelo contrário. Quanto melhor for o uso das ferramentas tecnológicas, mais condições a empresa tem de se dedicar ao que interessa: a produção de conteúdo relevante e, em consequência, a satisfação do consumidor.

O que é automação de marketing?

Para entender o conceito de automação de marketing, é importante ter em mente a premissa que rege essa atividade: o seu objetivo é identificar e atender às necessidades do consumidor.

Nesse contexto, se temos recursos que nos ajudam a otimizar as tarefas do dia a dia, significa que vamos conseguir alcançar os objetivos com mais rapidez e, principalmente, precisão.

É comum relacionarmos a automação de marketing com redução de custos, porém o principal ganho é em termos de eficiência. Hoje, os recursos são fundamentais para aprimorar o desempenho das empresas em 3 frentes essenciais para qualquer estratégia de marketing:

1. Identificação dos clientes potenciais

Independentemente da área de atuação, quem lida com o público precisa ter condições de ativar novos clientes, mas também de desenvolver iniciativas que possam atrair a atenção das pessoas que já fazem parte da sua base.

Os softwares de CRM funcionam muito bem nesse caso, uma vez que permitem que as empresas tenham um registro mais preciso sobre o histórico dos seus clientes. A sugestão aqui é estimular cada vez mais o preenchimento de formulários que revelem informações cruciais para o seu negócio (como preferência de compras, cores de produtos, estilos, entre outros).

Outra questão importante é conhecer o comportamento de compra do consumidor na sua loja virtual. Através de um recurso conhecido como E-mail Remarketing, você pode monitorar as ações realizadas no seu e-commerce, como as páginas navegadas ou produtos preferidos, e impactá-lo rapidamente oferecendo conteúdos baseados no que ele realmente se interessa. Com as informações adequadas, as equipes de vendas e de marketing podem concentrar esforços nos clientes potenciais.

Pode perguntar a qualquer especialista: atuar com foco na retenção de clientes é o que sustenta hoje as operações bem-sucedidas.

2. Execução das ações

Realizar atividades repetitivas é cansativo e monótono, além de nada motivador. E é exatamente isso que pode acontecer no dia a dia de uma área de marketing que não dispõe de recursos de automatização.

Quer alguns exemplos simples? Quando temos que preencher planilhas do Excel para registrar o desenvolvimento de determinada campanha, ou quando precisamos preparar o envio de e-mails para uma base de clientes.

Com as ferramentas de automação apropriadas, não se perde tempo com esse tipo de tarefa, executado com mais eficiência pelos softwares desenvolvidos para este fim.

Além do ganho de tempo e de eficiência, por causa da sistematização, ao optar por esse tipo de automatização a empresa conquista algo bastante valioso: condições de se dedicar à elaboração das estratégias que serão empregadas na sua campanha.

3. Mensuração

O sucesso do marketing depende cada vez mais da capacidade das empresas em abordarem o consumidor de forma mais segmentada. Esta é uma das premissas do novo ambiente empresarial: temos que buscar a personalização, tanto na comunicação quanto na própria oferta de produtos e serviços.

Porém, é impossível atender a essa demanda sem entender o comportamento dos clientes e conhecer os seus hábitos de consumo. Felizmente, a tecnologia evoluiu muito nessa área e hoje as empresas têm à disposição diversas ferramentas para mapear praticamente 100% das reações do público.

Fazer o monitoramento das iniciativas em tempo real é uma importante vantagem para qualquer empresa. Ela será capaz não apenas de realizar os ajustes necessários na estratégia, como também de interagir melhor com o seu cliente — o que é essencial para aperfeiçoar cada vez mais as abordagens.

Quais são os benefícios para as empresas?

Entendida a importância da automação do marketing no dia a dia das empresas, é hora de analisar mais detalhadamente os benefícios diretos para os negócios.

Aumento nos índices de produtividade da equipe

A possibilidade de aumentar o rendimento das equipes de marketing e de vendas é um dos principais atrativos dos processos de automação. É fácil entender por que isso ocorre: a empresa consegue organizar melhor o fluxo de trabalho quando as ações são sistematizadas.

Ainda que nem sempre os gestores se deem conta disso, perde-se muito tempo do dia em atividades repetitivas que poderiam ser executadas com muito mais rapidez por meio do uso dos softwares adequados.

Além de tempo, são evidentes os ganhos em termos de eficiência, o que também se reverte positivamente na rotina dos colaboradores: com mais precisão na execução das tarefas, há uma redução significativa no volume de retrabalho.

Aumento na geração de leads

É praticamente impossível encontrar uma empresa que esteja satisfeita com o volume de clientes atendidos ou que não acredite que possa melhorar o nível de faturamento do negócio.

Pensando na responsabilidade do marketing nessa tarefa, uma das saídas é ampliar os investimentos destinados à comunicação.

Porém, se optar por fazer isso com o auxílio de uma ferramenta de automação, os resultados podem ser obtidos com mais facilidade. Funciona bem, por exemplo, realizar ações de ativação da própria base de consumidores.

Com todas as informações devidamente cadastradas, é muito mais simples fazer a oferta de um produto ou serviço diferenciado, desenvolvido justamente para atender às exigências daquele grupo de clientes.

A estratégia de geração de leads também pode ser feita a partir do envio de e-mails para contatos inativos, ou seja, pessoas que, por alguma razão, deixaram de recorrer à empresa.

Aumento das vendas

O emprego de uma ferramenta específica para a gestão e-mails também pode ajudar bastante nas estratégias que visam o aumento das vendas.

Nesse caso, mais do que captação de leads, estamos nos referindo às iniciativas focadas em tornar as iniciativas da empresa mais certeiras.

Para usar uma terminologia do marketing digital, o objetivo nesse caso é fazer a nutrição dos leads, preparando-os para a abordagem da área de vendas.

Podemos dizer que, nesse tipo de projeto, é impraticável fazer isso sem as ferramentas de automação. Afinal, os seus recursos são essenciais para segmentar a base de clientes e, com alguns cliques, executar o disparo das mensagens.

Como exemplo, citamos as ferramentas de gestão de e-mails, porém é importante ter em mente que hoje os processos de automação de marketing podem ser implantados com sucesso em várias atividades, não apenas na comunicação.

No final, o que interessa é a possibilidade de ganhar escala. Ou seja, a empresa consegue fazer mais com menos recursos, ampliando as oportunidades de negócios em várias frentes.

Por que investir na automação de marketing?

Como você deve ter percebido, os recursos tecnológicos podem ajudar bastante na execução do trabalho da área de marketing, o que vai refletir positivamente em toda a operação.

Na escolha das melhores ferramentas, o principal é ter em mente a contribuição que elas terão para garantir mais eficiência às suas atividades, sejam elas simples ou complexas.

Gostou do artigo sobre automação de marketing? Ficou interessado em conhecer soluções que vão agilizar o trabalho da sua equipe? Entre em contato com a All iN para esclarecermos suas dúvidas sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *