Automação de e-mail marketing e sua importância para a Black Friday! - All iN

Automação de e-mail marketing e sua importância para a Black Friday!

1

A automação de e-mail marketing permite que toda a sua rotina com seus clientes seja consideravelmente mais prática e direcionada. E, claro, estamos aqui para te ajudar a entender melhor esse processo.

Caso você ainda não tenha compreendido como a automação de e-mail marketing funciona, imagine que seja possível otimizar o seu tempo e deixar que um modelo de nutrição, previamente estabelecido, faça todos os trabalhos mais “manuais” – necessários na estratégia de e-mail marketing.

Isso possibilita que a sua equipe tenha mais tempo para focar em outras demandas importantes, como análise de dados, do comportamento do consumidor e estudo de concorrência,  principalmente nos meses que antecedem a Black Friday. 

Quer entender melhor como funciona os processos de automação de e-mail marketing e de quais formas eles colaboram com a sua empresa durante épocas de promoções? Continue acompanhando o artigo!

Por que usar a automação de e-mail marketing?

Com a implementação da automação de e-mail marketing, você consegue proporcionar uma comunicação rápida com o seu cliente, de maneira bastante eficaz. Além disso, consegue reagir imediatamente de forma escalonável, poupando dias de trabalho e otimizando o tempo dos seus colaboradores.

Se essa opção já é ótima para ajudar em sua rotina, imagine em um dia que o comércio online está uma loucura, como durante a black friday? Você tem muitas coisas para se preocupar e precisa agir de forma rápida e assertiva, certo? Então, utilizar a automação de e-mail marketing pode ser essencial.

Automação de e-mail marketing na Black Friday

2

A automação de e-mail marketing pode se tornar uma peça chave para as suas vendas durante a black friday.

Durante o grande dia de black friday, tudo acontece de forma rápida e os seus clientes precisam ter o melhor que a sua empresa pode oferecer. Por isso, é fundamental que você tenha um planejamento estratégico eficiente e organizado, tanto no pré quanto no pós-venda.

Com a automação de e-mail marketing, o seu pré black friday é mais rico em dados e histórico dos clientes que já possui e, também, dos que têm aberto seus e-mails. Analisando o comportamento do seu consumidor previamente, a automação dos seus e-mails marketing será completamente assertiva e eficaz, focando em retenção, conversão e fidelização.

Seus clientes notarão que as ofertas que você está divulgando são reais e adequadas a cada perfil. Ou seja, isso indicará que a sua empresa está verdadeiramente pensando nos usuários de forma especial e exclusiva, propiciando o desejo de compra e, melhor ainda, a simpatia dos consumidores pela sua marca.

Para ilustrar melhor a eficácia da automação de e-mail marketing na sua estratégia durante a black friday, apresentaremos abaixo algumas das suas principais vantagens:

Relacionamento com o usuário

Como você já sabe, o relacionamento com o cliente é imprescindível para uma boa experiência. Durante a black friday, que normalmente acontece em apenas um dia, não é possível nutrir um relacionamento e cultivar um cliente assíduo e fiel, por isso, é fundamental que você entenda que as vendas não terminam no botão “concluir compra”.

O planejamento pré black friday garante que o consumidor note a sua marca, mas apenas as suas atitudes poderão mostrar que você realmente se importa com ele e com os seus desejos de compra: essa é mais uma funcionalidade da automação de e-mail marketing.

Para conquistar um novo usuário, você pode utilizar a automação de e-mail marketing para enviar um e-mail de boas vindas, por exemplo, o que pode colaborar na construção de um bom relacionamento. Esse usuário poderá fazer todas as suas compras de black friday e terá o acompanhamento necessário durante a realização e entrega do seu pedido. Porém, depois disso, é hora de continuar trabalhando.

Acompanhamento do cliente

Utilizando a automação de e-mail marketing, você continuará acompanhando esse lead e observando quais são seus interesses, desejos e necessidades – isso poderá ser analisado a partir dos e-mails que ele abre ou deixa de abrir, através de uma comunicação exclusiva.

Envie e-mails sobre produtos relacionados ou complementares ao que ele já comprou. Ainda, notifique-o de novas ofertas de acordo com o seu perfil. Mande um e-mail parabenizando-o pelo aniversário, por quê não? Um relacionamento é construído gradativamente e, quando falamos em clientes, precisamos ter sensibilidade, empatia e olhar amplo para entender o que ele espera da sua marca.

Se você pretende reter um cliente e fidelizá-lo após a black friday, é preciso que esteja aberto para entender as atitudes dele para com os seus e-mails. Essas ações podem indicar um padrão de consumo desse usuário, por isso, observe seu comportamento, aja rapidamente e, claro, conte com a automação de e-mail marketing.

Dica importante: você não pode desperdiçar nenhuma oportunidade de relacionamento com seus leads, então, por mais que não consiga engajá-lo,  mostre que se importa e que ele não é “mais um cliente”.

Remarketing

Quanto aos visitantes frequentes do seu site, a automação de e-mail marketing trabalhará com a abordagem de remarketing – uma estratégia que visa atingir clientes que já passaram pelo seu site, viram seus produtos ou já os adquiriram.

Com a automação de e-mail marketing, você enviará a esses usuários itens que eles já se interessaram, sendo por visitas na página ou até mesmo carrinhos abandonados sem conclusão de compra, por exemplo.

A estratégia de remarketing fica ainda mais eficiente com a automação de e-mail, isso porque, com mensagens automatizadas, você consegue mais tempo para se dedicar aos interesses desse cliente, entender o que ele precisa e o que espera da sua empresa.

Os produtos que o usuário estava esperando para comprar, poderão ser oferecidos na black friday e você o avisará através de um e-mail. Assim, a sua marca estará a frente, mostrando que está interessada nele e sabe do que ele precisa.

Melhor desempenho na Black Friday 

3

Melhor desempenho, acompanhamento do seu cliente, credibilidade e bom atendimento: tudo isso é possível através da automação de e-mail marketing.

Uma outra vantagem da automação de e-mail marketing durante a black friday é, justamente, a potência que ela dá para a performance das empresas nesse período de vendas. Para isso, no entanto, você deve analisar os tipos de e-mail que vai enviar, segmentar a sua lista de contatos e planejar toda a nutrição da sua base.

Confira algumas dicas de como melhorar o seu desempenho na black friday com a automação de e-mail marketing:

Envie e-mails de boas vindas

Os e-mails de boas vindas são ótimas opções para iniciar um relacionamento com o seu cliente, já que ele mostra que você está atento aos novos usuários do seu site.

Esse é um dos benefícios da automação de e-mail marketing, conseguir tratar cada cliente de forma única e personalizada, garantindo que ele receba o tratamento VIP que espera. Além disso, esse tipo de e-mail tem, em média, 45% de taxa de abertura, o que é ótimo para um começo.

Frequência

Acompanhar o seu cliente fica mais fácil com a automação de e-mail marketing, porém, não significa que você deve passar uma imagem desesperada enviando vários e-mails. Defina uma frequência de acordo com o seu tipo de negócio, conteúdo a ser enviado e retorno do cliente. Estude, observe, faça testes e execute.

E-mails transacionais

Comunicado de boas-vindas, recibo da venda, agradecimento pela compra, e-mail de troca de senhas: todas esses são tipos de e-mails transacionais.

Durante a black friday, principalmente, os clientes desejam uma comunicação rápida e esperam ficar seguros durante as compras, por isso, utilizar a automação de e-mail marketing com e-mails transacionais vai ajudá-lo a se sentir mais seguro e dar mais credibilidade a sua empresa.

Segmentação

Nada é mais valioso do que receber o e-mail certo, na hora certa. Segmente a sua base por localização, idade, hábitos de consumo e/ou interesses, entenda o que cada um precisa e fale de forma individual para conseguir mostrar que o seu cliente é importante você e que a sua empresa está à disposição.

Personalização

E-mails nominais são ótimas opções para fazer o cliente se sentir VIP. Além dessa, você pode escolher outras alternativas, como e-mails especialmente feitos para determinada região ou profissão, por exemplo. Seja próximo do seu lead, trabalhe para construir um relacionamento de confiança.

Esteja disponível

Como em qualquer estratégia de comunicação, é preciso que você esteja disponível quando o seu cliente precisar de você e a automação de e-mail marketing está aqui para te ajudar com isso. Crie um canal de contato direto com ele e esteja preparado para receber suas mensagens, sejam elas elogios ou reclamações. O e-mail serve também para isso e para obter sucesso na sua retenção e fidelização é imprescindível que a sua empresa seja acessível.

Além dessas dicas, lembre-se das boas práticas de e-mail marketing, que são imprescindíveis também na black friday. Evite enviar imagens sem links, muitos textos em seus e-mails  e, claro, não compre listas de contatos! Tudo isso colabora com a sua reputação e ajuda na entregabilidade, junto com a automação de e-mail marketing.

Em resumo

Lembre-se que a black friday acontece em apenas um dia, então, você precisa estar preparado para alavancar suas vendas nessa grande data para o comércio.

Fique atento ao seu planejamento pré data, veja se os seus consumidores estão reagindo de acordo com o esperado e observe se eles estão abrindo os seus e-mails. Procure se basear em antigas campanhas e em insights que surgiram delas, assim, mude a sua estratégia, caso necessário.

É importante acompanhar a jornada de compra e analisar regularmente os dados que recebe dos seus visitantes e clientes e, para isso, a automação de e-mail marketing está disponível para te ajudar e facilitar o seu trabalho.

Analise, observe, faça testes e implemente a estratégia em seu planejamento da black friday. Isso, com certeza, fará diferença em suas vendas e em seus resultados. Ainda, não se esqueça de analisar as métricas regularmente e entender as mudanças que a automação pode proporcionar ao seu negócio.

Quer saber mais sobre a estratégia de automação de e-mail marketing? Leia também sobre automação comercial ou, se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *