5 dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce de moda | All iN

5 dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce de moda

Um estudo feito pela consultoria IBSIWorld, revelou que o comércio eletrônico americano de moda e acessórios vai crescer em média 15% ao ano até 2020, impulsionados pelo segmento de roupas masculinas (representando 17,4% de crescimento) e sapatos (com 13%). Para que você acompanhe esse crescimento do mercado, vamos apresentar 5 dicas incríveis que vão te ajudar a impulsionar suas vendas na sua loja virtual.

1 – Crie personas

Para traçar suas estratégias de venda primeiro é preciso conhecer o perfil do seu consumidor ou shopper (papel exercido por uma pessoa que compra um produto para terceiros). Uma das melhores formas de conhecer esse público é analisar os dados de acesso do seu site via Google Analytics, analisando a faixa etária, principais temas de interesse e páginas mais navegadas. O e-mail marketing também pode ajudar nessa análise, através de uma campanha de cadastro progressivo. Nela, o cliente pode preencher com mais calma seu tipo de roupa ou sapato preferido e quais comunicações está mais interessado em receber.

2 – Não desista do seu cliente

Se um usuário chegou até seu site, navegou em várias páginas de produtos ou ainda, chegou a abandonar um produto no carrinho, mas no fim das contas acabou fechando a página, aqui vai uma dica: não desista do seu cliente! Diversas ferramentas como o Remarketing possibilitam que você continue impactando esse usuário mesmo depois que ele desistiu de realizar uma compra. Para usuários que não são opt-in da sua base, uma boa saída é impactá-lo com remarketing no google através de anúncios de texto ou banners e Facebook.

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Se esse usuário, no entanto, está logado no seu site e está dentro da sua base de contatos, a melhor saída para impactá-lo rapidamente é com uma comunicação usando e-mail marketing. As plataformas mais modernas de Marketing Cloud, possibilitam que seu cliente receba em até uma hora, um e-mail de abandono de carrinho, abandono de navegação ou redução de produtos similares. Esses gatilhos comportamentais, chegam a aumentar em até 40% sua conversão, já que a maioria dos clientes ainda estão interessado no produto buscado e talvez estejam apenas buscando uma oferta melhor no seu concorrente. Seja rápido no gatilho e se antecipe para conquistar a venda.

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PS: Cuidado para não enviar ofertas com desconto para os clientes que acabaram de comprar o produto. Mantenha seu CRM bem atualizado para não impactar uma cliente que acabou de comprar uma bota com um desconto de 20% para o mesmo produto, por exemplo.

3 – Invista nas redes sociais!

 Uma pesquisa feita pela American Mellennials, mostrou que os jovens da geração Y (nascidos a partir do final de 1980) e da geração Z (nascidos a partir de 1990), gostam de procurar informações das marcas nas redes sociais e interagir com elas por canais não convencionais.  Por isso, além de ajudarem a levar o cliente até seu

e-commerce para realizar uma compra, as redes sociais possuem um papel bem mais importante: o de construir um diálogo diário com seu público, entendendo suas necessidades, anseios e tentando resolver suas insatisfações.

Descubra em quais canais o seu cliente está e crie estratégias pensando em o que cada mídia social pode te oferecer. O atendimento também pode ser um diferencial para aumentar a conversão. Consumidores gostam de tirar dúvidas de tamanhos e disponibilidade através de mensagens privadas em redes como Instagram e Facebook, além do tradicional whats app. Por isso, certifique-se que você está pronto para atendê-los em qualquer canal.

4 – Fotos e vídeos são essenciais!

60% das consumidoras revelaram que já realizaram uma compra por impulso ao olhar a imagem de uma roupa. Uma dica para tirar as melhores fotos dos seus produtos é usar o fundo branco ou o infinito. Evite fotografar as roupas em cabides ou em espaços planos. A melhor opção, sempre que possível, é mostrar o caimento da roupa em uma modelo e abusar dos ângulos e detalhes, para que a consumidora tenha uma ideia real de como o produto fica no corpo.rrrreeee

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os vídeos também podem ser grandes aliados em mostrar detalhes de roupas e acessórios. Segundo pesquisa realizada pela DemoUP, usá-los pode aumentar sua conversão em até 87%, além de reduzir em 25% a necessidade de trocas de produtos.

5 – Ofereça combos e “looks completos”

O que atrai cada vez mais as consumidoras para o mundo online é a praticidade na hora de comprar. E é tentando aumentar o ticket médio das compras e oferecer mais opções, que algumas lojas vem oferecendo a compra do “look completo”, mesmo que a cliente tenha buscado apenas uma por uma saia ou blusa.

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Oferecer combos de produtos da mesma categoria também pode ser uma boa opção, principalmente para liberar produtos presos no estoque.

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Durante a última semana fizemos um especial sobre o mercado de moda e acessórios com dicas sobre tecnologia para seu e-commerce, gatilhos mentais, estratégias de vendas e muitas tendências de mercado. Continue acompanhando nossos próximos posts sobre o tema.

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